Guia da Semana

Guia da Semana

A partir de 13 de fevereiro, o Memorial da América Latina recebe, nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, a exposição Pilares de 22. São 16 caricaturas de artistas ligados ao Movimento de 22.

Com curadoria de José Alberto Lovetro, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, a mostra contará com caricaturas gigantes para homenagear quem participou da Semana da Arte Moderna e também aqueles que contribuíram para difundir as ideias modernistas pela América Latina.

As caricaturas são do artista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré e que coleciona mais de 70 prêmios de artes gráficas no Brasil e no exterior. Elas retratam Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Graça Aranha, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Villa-Lobos, Antonieta Santos Feio, Guiomar Novaes, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira e Pagu.

Para a exposição, foram escolhidos não só quem participou diretamente da Semana de Arte Moderna de 22, mas também outros artistas brasileiros, portanto latino-americanos, que contribuíram para o que é considerado o Modernismo na América Latina, seja pela estética, pelas concepções, pelas técnicas, pelas figuras retratadas nas respectivas obras de artes para além do eixo Rio-SP, como a pintora paraense Antonieta Santos Feio. Outro artista, Flávio de Carvalho, não esteve na semana, mas foi considerado por Oswald o mais modernista dos modernistas.

Mapa do local

Pilares de 22

Preço Grátis

Data 13 Fev-13 Dez
de terça a domingo, das 10h às 17h

Endereço
Memorial da América Latina
Avenida Mário de Andrade, 664 ,

Por Amanda Matos