Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

De 25 de fevereiro a 25 de março, o Shopping Pátio Paulista recebe a exposição Vai-Vai, que conta a história e curiosidades da escola de samba que já é conhecida e amada pelos paulistanos. A mostra conta com as fantasias mais icônicas, algumas relíquias como o primeiro apito, instrumentos que não são mais utilizados na bateria, roupas de grandes mestres do samba, fotografias e peças do acervo, como troféus e bandeiras da escola.

Um dos objetivos da exposição é o de contar a história da escola. Fundada como Cordão Carnavalesco no bairro do Bixiga em 1930, a Escola de Samba Vai-Vai tem como cores oficiais o preto e o branco e seu símbolo é a coroa junto aos ramos de café. Em 1978, conquista seu primeiro título com o samba enredo de Noel Rosa e, em 2001, se consagra como a maior campeã de Carnaval paulistano, colecionando 15 títulos. A mostra também exibe toda a cronologia anual de trabalho para o dia do desfile.

Entre os elementos expostos estão o apito de Seu Livinho, um dos primeiros apitos usados por um dos fundadores; tamborim quadrado; cuíca de lata; troféu quadrado; livro histórico; casaca; e alguns desenhos de alegorias. A ala das baianas também estará na exposição com as belas fantasias da Soberania Axante, um adereço importado pela cultura ganesa no Brasil.

Mapa do local

Exposição 'Vai-Vai'

Preço Grátis

Data 25 Fev-25 Mar
exposição fica no Piso Jardins

Horário(s) de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h

Endereço
Shopping Pátio Paulista
R. Treze de Maio, 1947, Bela Vista,

Por Amanda Matos