Guia da Semana

Guia da Semana

De 15 de dezembro de 2021 a 7 de março de 2022, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo recebe a exposição Brasilidade Pós-Modernismo, com curadoria de Tereza de Arruda.

A mostra tem o objetivo de celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e lançar luz aos traços, remanescências e conquistas que o movimento trouxe, no decorrer dos últimos 100 anos, às artes plásticas do Brasil e refletir, a partir da atualidade, sobre um processo de rever e reparar este contexto

Brasilidade Pós-Modernismo chama atenção para as diversas características da arte contemporânea brasileira da atualidade cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo. Nuances que o público poderá conferir nas obras dos 51 artistas de diversas gerações que compõem o corpo da exposição, entre os quais Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Daniel Lie, Ernesto Neto, Ge Viana, Jaider Esbell, Rosana Paulino e Tunga.

Organizada em seis núcleos temáticos - Liberdade; Futuro; Identidade; Natureza; Estética e Poesia -, a mostra apresenta pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e novas mídias. Segundo Tereza de Arruda, por meio deste conjunto plural de obras, “a Brasilidade se mostra diversificada e miscigenada, regional e cosmopolita, popular e erudita, folclórica e urbana".

Para aproximar ainda mais o público da Semana de 22, serão desenvolvidas, ao longo do período expositivo, uma série de atividades gratuitas no Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo - Arte e Educação conduzidas por educadores do centro de arte e tecnologia JA.CA. Também haverá um webapp com um conjunto compreensivo de conteúdos da mostra, garantindo a acessibilidade de todos.

Mapa do local

Mostra coletiva 'Brasilidade Pós-Modernismo'

Data 15 Dez 2021-07 Mar

Preço(s) * agendamento através do app ou site Eventim

Horário(s) segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, das 9h às 19h

Endereço
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112,