Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

O Memorial da América Latina inaugura a exposição “No escuro, é permitido sorrir”, de Maureen Bisilliat, com imagens extraídas dos filmes “Andanças” e “Jequitinhonha: a Última Viagem”. Os vídeos registram as viagens que a artista e seu companheiro Jacques Bisilliat fizeram por países latino-americanos e pela região do Vale do Jequitinhonha em Minas. A mostra pode ser visitada a partir de 30 de abril, no espaço Gabo, ao lado do Pavilhão da Criatividade.

Para Darcy Ribeiro, parceiro de Oscar Niemeyer na concepção e realização do Memorial da América Latina, o Pavilhão da Criatividade seria o lugar no qual as culturas dos povos tradicionais seriam representadas, permitindo a seus herdeiros que se reconhecessem nelas. Com essa missão em mente, Maureen Bisilliat e seu companheiro Jacques Bisilliat partiram para suas andanças.

Maureen e Jacques Bisilliat visitaram México, Guatemala, Peru e Equador, países das antigas civilizações Maias, Incas e Astecas, para conhecer e adquirir peças do artesanato regional. A viagem foi feita de carro, caminhão, trem, em lombo de burro, a pé e de avião. Ao longo de dois meses, Maureen e Jacques tiveram contato com culturas vivas e em constante transformação, coletando objetos sagrados e profanos. O objetivo era compor um conjunto de itens representativos de cada país e de regiões do Brasil, que viriam a constituir o acervo do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro.

Fotos dos artesãos do filme Jequitinhonha: a Última Viagem, também integram a mostra. Na região conhecida pela riqueza de seu artesanato, especialmente as bonecas de barro, a artista entrou em contato com os artesãos do vale, além de trazer peças icônicas da cultura local.

A mostra também reúne frases de escritores e personalidades relevantes da história latino-americana. Para a artista, dar destaque à palavra em uma exposição de imagens é fundamental. Reforçar por meio de imagens e textos o valor da cultura e educação é antes de mais nada um compromisso que a artista apresenta em “No escuro, é permitido sorrir”.

Mapa do local

No escuro, é permitido sorrir

Preço Grátis

Data 11-30 Abr

Horário(s) de terça a domingo, das 10h às 17h

Endereço
Memorial da América Latina
Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda ,

Por Amanda Matos