Guia da Semana

Este evento terminou

De 2 de setembro a 20 de novembro, o Instituto Tomie Ohtake recebe a exposição O Rinoceronte: 5 Séculos de Gravuras do Museu Albertina. Os trabalhos reunidos na mostra são provenientes do maior acervo de desenhos e gravuras do mundo, o The Albertina Museum Vienna, fundado em 1776, em Viena, que conta com mais de um milhão de obras gráficas.

Com trabalhos de 41 mestres, do Renascimento à contemporaneidade, a exposição chega a reunir mais de 10 trabalhos de artistas célebres para que o espectador tenha uma visão abrangente de suas respectivas produções em série sobre papel. O recorte apresentado traça um arco, com obras de 1466 a 1991, desenhado por artistas marcantes em suas respectivas épocas, por meio de um suporte que, por sua capacidade de reprodução, desenvolvido a partir do final da Idade Média, democratizou ao longo de cinco séculos o acesso à arte. O conjunto, além de apontar o aprimoramento das técnicas, consegue refletir parte do pensamento, das conquistas e conflitos que atravessaram a humanidade no período.

Do Renascimento, cenas camponesas, paisagens, a expansão do novo mundo pautado pela razão e precisão técnica desatacam-se nas calcogravuras (sobre placa de cobre) de Andrea Mantegna (1431–1506), as mais antigas da mostra, e de Pieter Bruegel (1525–1569), e nas xilogravuras de Albrecht Dürer (1471­–1528), pioneiro na criação artística nesta técnica, cuja obra “Rinoceronte” (1515) dá nome à exposição.

O artista, sem conhecer o animal, concebeu sua figura somente por meio de descrições. O processo, que ecoou em Veneza, fez com que Ticiano (1488 – 1576) fosse o primeiro a permitir reprodução de suas obras em xilogravura por gravadores profissionais. Já a gravura em ponta seca, trabalho direto com o pincel mergulhado nas substâncias corrosivas, possibilitava distinções no desenho e atingiu o ápice nas obras de Rembrandt (1606–1669), que acrescentou aos valores da razão renascentista a sua particular fascinação pelas sombras.

Mapa do local

O Rinoceronte: 5 Séculos de Gravuras do Museu Albertina

Preço Grátis

Data 02 Set 2022-20 Nov 2022

Horário(s) de terça a domingo, das 11h às 20h

Endereço
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 20, Pinheiros,

Por Amanda Matos