Guia da Semana

Guia da Semana

Nos dias 30 de julho, 6, 13 e 20 de agosto ocorre a segunda edição do Toca Aí!, maior concurso de música de rua de São Paulo. Organizado pelo Pátio Metrô São Bento em parceria com a Tatu Cult, o evento registrou a inscrição de mais de 200 artistas. Ao todo serão distribuídos mais de R$ 25 mil em prêmios.

O Toca Aí! vai definir seus finalistas durante os próximos três sábados (30 de julho, 6 e 13 de agosto) e, em cada dia desta etapa, dez artistas farão apresentações e um júri especializado irá selecionar três participantes para a grande final em 20 de agosto de 2022 confira a lista completa dos semifinalistas. A grande final está marcada para 20 de agosto.

A proposta do concurso é incentivar os músicos e bandas que se apresentam pelas ruas do país e revelar talentos para o showbusiness, bem como levar música de qualidade para o Centro de SP.

"Nosso objetivo sempre foi fomentar a cultura e oferecer um evento de qualidade. Agradecemos imensamente aos artistas que participaram do Concurso até aqui. Esperamos poder continuar nos encontrando e criando mais espaços para aumentar a visibilidade destes artistas de rua da Cidade", aponta Isabela Parrón, gerente de marketing do Pátio Metrô São Bento.

Vale ressaltar que em todos os dias de evento o público poderá assistir aos shows de abertura e encerramento com grandes artistas do cenário musical. Além disso, haverá transmissão on-line das apresentações e interpretação em libras.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E JÚRI:


30/07

SHOWS: Alttin, Cauê Chimera e Grupo, Divergente Duo, Jesus Kelvin, Joow J, Libna Winnie, Samburbano, San Oliver, Myrella Nascimento e Pablo Vares

Abertura:
Bolero Freak – banda que ficou empatada em segundo lugar na primeira edição do Concurso de Música de Rua – Toca Aí. O grupo se comunica através da Música Brasileira, mas não se atém apenas a um sotaque. Há um pouco do sarcasmo suingado de Caetano e Gil, da elegância nada sutil de Gal e Bethânia, da psicodelia performática dos Mutantes e Secos & Molhados, da "batida sarrada" do Axé e do Funk e da estranheza provocativa por trás do espírito do nome da banda. Exploram a multiplicidade artística com música, teatro, circo e poesia pulsando em um ritmo alegre, hora debochado, hora provocativo, político e sempre visceral.

Encerramento:
Amanda Magalhães – Amanda Magalhães é um dos nomes em ascensão na cena musical brasileira. A carioca, que passou metade da sua vida em São Paulo, é cantora, musicista, compositora e produtora. No show do seu disco de estreia, “Fragma”, Amanda traz canções autorais e produção musical assinada por ela, que apresenta uma sonoridade soul, funk e R&B atrelada à MPB, com foco em valorizar a música soul no Brasil.

JÚRI:
Marina Amano – é fundadora da Listo Music, agência de marketing digital especializada em estratégias de lançamento musical, comunicação para eventos e conteúdo e que tem no casting artistas como Rashid, Tuyo, BK', Arnaldo Antunes, entre outros. Ela é empresária de Tuyo, Billy Saga e Felipe Flip.

Xis – Xis está na cultura Hip Hop desde o final da década de 80. O rapper e MC foi coordenador de Hip Hop na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e curador em diversos eventos relacionados ao estilo. Em 2020 lançou o álbum “Arquivo Xis” e para 2022 prepara o lançamento de “Invisível Azul”.

Letz Spindola – Letz Spindola veio do Mato Grosso do Sul, onde atuou como produtora cultural por mais de 10 anos. Em SP, trabalhou em grandes festivais e eventos de música, atuando como produtora artística, executiva, tour manager, curadora e booking agent. Hoje é manager da artista MC Tha.


06/08

SHOWS: Banda Cucamonga, Joannes, Lucas Pedro, Milena Duart' e Kevin Augusto, Nalla, O Grande Ogro, O Voo Livre, Peppi Araújo, Sol Xamã e Wannie Ramos

Abertura:
Filippe Dias Trio – figura entre os guitarristas brasileiros da nova safra, e é reconhecido como um dos grandes nomes do blues nacional da atualidade. Em 2016, lançou seu 1º disco, Borderliner. O trabalho contou com a participação do organista austríaco Raphael Wressnig e figuras do blues nacional. Paralelamente, viajou pelo Brasil com a banda de rock nacional Rotação Inversa, abrindo shows de nomes como Titãs, Paralamas do Sucesso, Nando Reis e Frejat. Em 2017 e 2018, foi finalista do Prêmio Profissionais da Música nas categorias Artista de Blues e Arranjador.

Encerramento:
Nanny Soul – incrementa a Soul Music com sua influência de Jazz e Música Brasileira. Ao seu lado, atuam grandes músicos da cena paulistana, tais como: Rodrigo Digão Braz (bateria), Salomão Soares (piano/arranjos), Carlinhos Noronha (contrabaixo) e Bira Jr. (saxofone). Nanny integrou por cinco anos a banda do Programa Altas Horas, na Rede Globo. Junto com suas parceiras do programa formou o grupo Divazz.

JÚRI:
Karen Cunha – é curadora e criadora da Flerte, empresa de curadoria, consultoria e gestão de projetos culturais. Atuou por mais de 13 anos no poder público onde coordenou eventos como Virada Cultural e Carnaval de Rua de São Paulo e idealizou projetos como SP na Rua, Mês da Cultura Independente, entre outros. Em 2021 criou a Fervo Conference, conferência que discute o futuro do rolê.

Fabiana Batistela – começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2002, fundou a Inker Agência Cultural, empresa especializada em assessoria de comunicação para artistas e eventos de música. É diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo, maior conferência da indústria musical da América do Sul, que acontece da capital paulista desde 2013. Em 2021, lançou a plataforma FIXE, de conexão e divulgação de projetos artísticos de países lusófonos. Ganhou o prêmio WME Awards by Music2 em 2018 na categoria Empreendedora da Música do Ano.

Gabriela Rassy – Jornalista cultural com passagem por grandes veículos como Revista Bravo!, Catraca Livre e Hypeness. Trabalha em formatos multimídia fazendo cobertura de festivais, como SXSW, Parada do Orgulho LGBT de SP, Rock In Rio e LoollaPalooza.


13/08

SHOWS:
Arlet y Tomi, Bárbara Fagundes, Canto pra Ceci, Deborah Arruda, DriveTuka, Grupo Peça seu Cover, Mano Hick, Max Alexandre Teodoro, O Último Banco do Bar e Som Latino

Abertura:
Gambiarra Lixofônica – Guilherme Oliveira viaja o Brasil com suas performances nas ruas. A Gambiarra Lixofônica é um projeto de música em união com circo que busca trazer uma reflexão sobre a consciência ambiental e trabalhista de uma maneira muito leve e descontraída. O que mais chama atenção em suas performances são os instrumentos reciclados e ressignificados.

Encerramento:
Banda dos Seguranças do Metrô – Grupo formado em 2011 por dez agentes do Metrô. Após se juntarem para fazer um trabalho social numa casa de repouso para idosos, os “seguranças músicos” foram convidados a se apresentarem em alguns eventos internos da Companhia. A partir daí, o projeto ganhou força, entrou na agenda cultural do Metrô e foi ampliado para os passageiros. A BSM apresenta um repertório diversificado e eclético, que passa por clássicos da música nacional e internacional.

JÚRI:
Ricardo Rodrigues – Empresário, Agente e Produtor Cultural, graduado no curso de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos. É Diretor Geral do Festival CONTATO desde 2007 e sócio-fundador da Let's GIG - Booking & Music Services, onde atua na produção e agenciamento de artistas. Atualmente é Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Festivais Independentes - ABRAFIN e cursa o MBA em Gestão de Negócios na USP/ESALQ.

Dani Ribas – é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_MUSIQUE, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio, Faculdade e Conservatório Souza Lima, e de Gestão Cultural na UNICAMP.

Flávia Marques – Graduada em comunicação social pela Unesp, cursou pós-graduação em jornalismo cultural e atua há 25 anos em ação cultural em diversas linguagens artísticas no Sesc SP.


20/08

Final da segunda edição do Toca Aí!

Mapa do local

2º Concurso de Música de Rua Toca Aí!

Preço Grátis

Data 30 Jul-20 Ago
dias 30 de julho, 6, 13 e 20 de agosto

Horário(s) das 11h às 17h

Endereço
Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia
Largo São Bento, 109 - Centro Histórico de São Paulo,