No dia 13 de setembro, São Paulo recebe a nova edição do Festival Agbara, organizado pelo Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico do Brasil voltado para mulheres negras. O evento será realizado no Central 1926, no centro da cidade, e promete um dia de celebração, conhecimento e troca de experiências.
Mais do que um encontro cultural, o festival é uma imersão em arte, economia criativa e letramento racial, colocando o protagonismo feminino negro no centro do diálogo.
Programação artística e cultural
O Festival Agbara 2024 apresenta uma programação multilinguagem, com samba, rap, poesia, slam e discotecagem. Entre os nomes confirmados estão Mc Luanna, Preta Rara, Camila Rodrigues (Alma Preta Jornalismo), Jaque David, Ana Paula Xongani, Leticia Da Hora, Raquel Brasil, Yemonjazz, Zaika Santos e Morena Mariah, além de outras atrações.
O público também poderá visitar a Feira de Economia Criativa, com empreendedoras da Rede Agbara Obìrin, e participar do Simpósio sobre Economia Criativa e Justiça Econômica, que contará com mesas sobre:
Trabalho e renda no pós-pandemia
- Economia criativa para mulheres negras
- Afrofuturismo e inovação tecnológica
- Fundo Agbara: impacto social e cultural
Criado em 2020 durante a pandemia da Covid-19, o Fundo Agbara nasceu a partir de uma vaquinha colaborativa que buscava reduzir os impactos da crise entre mulheres negras e periféricas. Desde então, já beneficiou mais de 20 mil mulheres, com impacto direto em mais de 4 mil famílias.
Composto majoritariamente por mulheres negras, o fundo é hoje uma referência em iniciativas de fortalecimento do protagonismo feminino e da cultura negra no Brasil.
Mapa do local
Festival Agbara
Preço Grátis
Data Sáb 13 Set
Horário(s) a partir das 13h
Praça da Bandeira, 137 - Bela Vista,
Por AT.