Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

Nos dias 9 e 10 de julho, o bairro da Liberdade recebe a 43ª edição da Tanabata Matsuri, maior festival japonês de rua do mundo. A expectativa é receber mais de 200 mil pessoas no final de semana para participarem da programação cultural gratuita, repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos.

O evento é realizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) desde a década de 70 ininterruptamente até a chegada da pandemia, em 2020. Há mais de 40 anos, recebe visitantes de todo o Brasil e do exterior tanto para desfrutarem das festividades, quanto para fazerem seus pedidos através de fitas coloridas, chamadas de tanzakus, que simbolizam a história de amor milenar das estrelas Vega e Altair que foram separadas pela Via Láctea e se encontram somente uma vez por ano, em julho.

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma representando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), segundo a lenda, possam realizar os pedidos.

O festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades. E, no Brasil, é realizado em São Paulo desde 1979 pela ACAL. A Associação e seus voluntários decoram as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade -Japão com dezenas de bambus gigantes – de aproximadamente 13 metros de altura - e centenas deles em tamanho menor, com cerca de 2 metros, os quais recebem a ornamentação dos enfeites coloridos de papel (chamados Tanabatas), simbolizando as estrelas.

Durante o Festival das Estrelas, como ficou conhecido no Brasil o Tanabata Matsuri, as ruas da Liberdade também viram palco de shows, danças folclóricas com a participação de centenas de dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô.

Toda a programação cultural é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade-Japão.


Atrações culturais

Uma das novidades desta edição é a programação de workshops gratuitos oferecidos que acontecerão na Praça da Liberdade-Japão. No sábado, dia 9, estão confirmados: Oficina de Oshibana às 11h; Orinuno às 14h e Mangá às 16h. Já no domingo, dia 10, haverá Origami às 11h; Ikebana às 14h e Mangá às 16h. As turmas serão formadas no mesmo dia e no local por cada instrutor, com limite de capacidade.

Dentre as apresentações, o sábado começa às 10h30 com muita energia e alto astral da ginástica japonesa, seguindo para os tradicionais tambores Taikô, artes marciais e danças típicas, que são repetidas ao longo de todo o dia com grupos diferentes e suas peculiaridades artísticas. A tão esperada Parada Taikô será às 14h30 na Praça da Liberdade-Japão e estão confirmados diversos shows musicais ao vivo na programação.

No domingo, além das atrações clássicas e música ao vivo, o palco terá a participação da flautista japonesa Hiromi Coppede, shows com cantores mirins que estiveram no The Voice Kids, Cosplay com Diogo Miyahara & Tokusatsu, o cantor Ricardo Nakase e ballet.

Mapa do local

Tanabata Matsuri

Preço Grátis

Data 09-10 Jul

Horário(s) das 10h30 às 18h

Endereço
Praça da Liberdade-Japão
Praça da Liberdade-Japão, São Paulo. ,