Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Vídeo guerrilha

Rua Augusta vai ser palco de um projeto de intervenção artística, com direito a muitas cores, luzes e filmes.

Os prédios se transformam em telas gigantes (Divulgação)

Este evento terminou

Vídeo guerrilha

Data 17 Nov 2011-19 Nov 2011
17 e 19 de novembro.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) A partir das 20h.

Endereço
Rua Augusta,, 00000-000

A arma: projetores de vídeo. O alvo: fachadas de prédios. A munição: filmes, fotos e animações. Assim é a Vídeo Guerrilha, um projeto de intervenções artísticas urbanas que vai tomar conta da Rua Augusta entre os dias 17 e 19 de novembro, a partir das 20h.

“Usamos a cidade como suporte da arte”, diz Antonio de Azambuja Melo, diretor de projetos da Visual Farm, empresa que desenvolve conteúdo visual e projeções. Em alguns trechos da rua, prédios vão se transformar em telas gigantes, nas quais imagens, fotos, pequenos filmes e atividades interativas vão aparecer em uma escala muito maior. “É a ocupação do espaço público por meio da arte”, diz Dudão, como é conhecido.

Nos números 1276 e 1300, por exemplo, os edifícios Luigi e Maria Eulália recebem filmetes com animações coloridas. No número 921, no estacionamento Stalu Park, um espaço interativo utiliza sensores de movimento para captar o trânsito das pessoas no local. Lá também acontece o grafite virtual: artistas e público “grafitam” as paredes do local com a projeção de luzes.

Já no edifício Rio Negro, no número 541, tem outra atração, o agigantador de pessoas. “As pessoas entram em um tipo de estúdio e a imagem delas será projetada no prédio”, explica. Essa imagem chega a ter 30 metros de altura – isso que é ter uma perspectiva surpreendente de você mesmo.

A ideia de criar o Vídeo Guerrilha partiu do VJ Alexis Anastasiou, da Visual Farm, que começou projetando imagens em diferentes superfícies. “Ele usava prédios populares ou aqueles que haviam sido ocupados por movimentos populares para projetar desenhos e mensagens dentro de um contexto urbano e político”, explica Dudão. E as imagens foram tomando formas e tamanhos cada vez maiores – aliás, esse é o objetivo. “É a inquietação de fugir da tela e brincar com os limites da mega projeção”, conta. Aproveite e conheça a Rua Augusta de uma maneira inusitada. 


Mapa do local

Explore ao redor

Sujinho - Bisteca d´Ouro - Consolação

Restaurantes

Galeraki

Restaurantes

Papillon de Nuit

Bares (antigo)

FunHouse

Baladas

Mestiço

Restaurantes

Notícias recomendadas

18 passeios imperdíveis em São Paulo nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2019

Na Cidade

Encontro de Carros Antigos no Central Plaza Shopping comemora um ano com edição especial

Na Cidade

8 lugares que promovem sessões de cinema ao ar livre em São Paulo

Na Cidade

9 igrejas impressionantes em São Paulo que valem a visita

Na Cidade

19 lugares para fazer compras temáticas em São Paulo

Na Cidade

10 lugares em São Paulo para conhecer até o fim do ano

Na Cidade