Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

Nos dias 28 e 29 de maio ocorre a Virada Cultural 2022. Com o lema Virada do Pertencimento, a edição deste ano ocorrerá em oito regiões espalhadas pela cidade de São Paulo: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro). A abertura acontece no sábado (28), às 17h, com apresentação do Maestro João Martins com a Vai-Vai, no Palco Freguesia do Ó.

Serão mais de 300 apresentações artísticas contemplando todas as modalidades e povos, entre elas, música, artes cênicas, dança e manifestações populares. Neste ano, espera-se um público circulante de 2 milhões de pessoas. Entre os destaques da programação, estão shows de artistas como Ludmilla, Luísa Sonza, Kevinho, Glória Groove, Karol Conká, Pitty, Vitão, Pocah, BK, Rael, Black Alien, Rincon Sapiência, Diogo Nogueira, Barões da Pisadinha, Djonga, entre outros.

A Virada do Pertencimento mostra que tudo vira palco e exalta o orgulho dos artistas periféricos de pertencerem a essas regiões e de defenderem suas tradições, linguagens, manifestações e artes. Voltada a todos os públicos, inclusive o infantil com as Viradinhas, se espalhará por 96 endereços oficiais da Prefeitura, contando com cinco palcos diferentes no Vale do Anhangabaú; e 40 equipamentos culturais municipais participantes - 8 teatros; 12 casas de cultura, 10 delas com ações internas e duas com palco externo; 11 centros culturais; e 11 bibliotecas.


SESC

A Virada Cultural 2022 também conta com a parceria institucional do Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio), com uma programação gratuita em 15 unidades, com mais de 90 atrações, ampliando ainda mais a Virada em todas as regiões da cidade. Todas as linguagens artísticas integram a programação do Sesc na Virada.

Entre os destaques da programação do Sesc estão a Banda Mantiqueira com a participação de Guinga e João Bosco, Alessandra Leão e Sapopemba, Mahmundi, Lenine, Sandra Sá, Zizi Possi e Marina Lima, na música. Espetáculos de dança, como o Gente de Lá com Wellington Gadelha do Ceará, sessões especiais no CineSesc apresentam filmes em sala como Jesus Kid com direção de Aly Muritiba e outros serão disponibilizados on demand na Plataforma do Sesc Digital.

Nas artes visuais serão realizadas aulas abertas em diversas unidades, a exposição Cartas ao Mundo de Bia Lessa recebe o Cortejo, além das demais exposições que estão em cartaz nas unidades com destaques para a Raio que o Parta: ficções do moderno no Brasil e Amazônia de Sebastião Salgado. As crianças também poderão aproveitar a programação com apresentações da Orquestra Modesta e espetáculos de teatro, dança e circo. A literatura também marca presença com o Sarau do Binho.

A retirada antecipada de ingressos gratuitos é necessária para apresentações que ocorrem em espaços fechados no Sesc e serão disponibilizados pelo site do Sesc (www.sescsp.org.br/sescnavirada), a partir das 12h do dia 28/5, e nas bilheterias das unidades da capital a partir das 16h do dia 28/5.


+ Saiba quais são os shows imperdíveis da Virada Cultural 2022


+
Confira a programação completa da Virada Cultural 2022 por região

Virada Cultural 2022

Preço Grátis

Data 28-29 Mai