Guia da Semana

Guia da Semana

Vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP), o Parque da Ciência e Tecnologia (CienTec) é uma boa opção para aprimorar conceitos de ciência, tecnologia e consciência ambiental. A instituição também oferece entretenimento educativo em uma ampla área verde.

Situado dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o CienTec tem aproximadamente 120 hectares de mata nativa, além de construções de reconhecido valor histórico, pertencente às décadas de 30 e 40. Vegetação preservada, aves, tucanos e famílias de bugios são atrações à parte no local, que fica em frente ao Jardim Zoológico.

Uma das instalações mais visitadas no parque é a Alameda do Sistema Solar, onde os planetas, o astro-rei e a lua estão representados por meio de esculturas espalhadas em quase mil metros quadrados. Outra atração é a exposição interativa de matemática, na qual adultos e crianças são convidados a explorar os fundamentos da ciência de maneira leve e divertida.

Os fenômenos meteorológicos, como raios, trovões, tempestades e furacões, são assuntos da Estação Meteorológica, que conta com equipamentos utilizados para observar e medir a atmosfera. Durante o passeio, ainda é possível fazer trilhas ecológicas e conhecer as nascentes do Riacho do Ipiranga, onde D. Pedro I declarou a independência do Brasil.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Parque da Ciência e Tecnologia

Horário(s) Segunda a sexta, 9h às 17h.

Endereço
Avenida Miguel Stéfano, 4200, 04301-904

Telefone (11) 5077-6312

Atualizado em 29 Out 2013.