Guia da Semana
Turismo
Por Rafaela Piccin

Festa Junina do Auditório Ibirapuera

O evento apresenta três atrações da música tradicional do Sertão de Pernambuco e do Ceará.

Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luíz Gonzaga (Divulgação)

Este evento terminou

Festa Junina do Auditório Ibirapuera

Data Sáb 22 Jun 2013
22 de junho de 2013

Preço(s) Entrada franca

Horário(s) A partir das 19h

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°, Sul 04094-050

Telefone (11) 3629-1075

O Auditório Ibirapuera também realiza uma Festa Junina, no dia 22 de junho, a partir das 19 horas. Com o palco voltado para a plateia externa, o evento conta com três atrações da música tradicional do Sertão de Pernambuco e do Ceará: Irmãos Aniceto, Chico Paes de Assaré e o grupo de Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. A festa é ao ar livre e com entrada franca.

+ Saiba todas as festas juninas que rolam em SP
+ Veja os arraiás que acontecem no centro da cidade

É a primeira ação de parceria do Auditório e do Itaú Cultural com a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, de Nova Olinda (CE). Esta oferece rico material e formação para a juventude local, tendo transformado Nova Olinda em um ponto de turismo de conteúdo, que abre o acervo da casa também para os visitantes de outras cidades.

 

Atrações Musicais

Irmãos Anicetos: A banda é uma das mais representativas da cultura popular do país: dos antepassados indígenas à modernidade, a tradição se repete por quatro gerações e a banda comemora 176 anos este ano. Dos seis integrantes, dois deles fazem parte da terceira geração (o mestre Raimundo Aniceto e Antônio Aniceto).

Chico Paes: Poucos se atrevem a tocar a sanfona harmônica, por exigir uma técnica mais complexa e ser menos espetacular que outras sanfonas. Entre aqueles que se atrevem, está o velho Chico Paes. Natural de Assaré, terra do poeta Patativa (1909 – 2002), ele passou boa parte de sua vida ao lado do instrumento que aprendeu a tocar sozinho, escondido do pai, também sanfoneiro. 

Joquinha Gonzaga: sobrinho do Rei do Baião, de quem ganhou o nome artístico e a primeira sanfona, o músico se destaca por manter a tradição de Gonzagão, tocando o melhor forró pé de serra. Em 1986, Joquinha gravou seu primeiro disco, Forró, Cheiro e Xamego e dois anos depois participou de uma faixa no disco de Gonzagão Aí Tem. Aos 61 anos, já gravou oito discos – todos de maneira independente – além de se dedicar também as shows, mantendo vivo o forró.

O objetivo da festa é trazer a São Paulo um pouco da atmosfera do sertão, festejada ao som da batida da zabumba e do puxado da sanfona. Além de se divertir, o público conhece os vencedores da chamada criativa da plataforma virtual itsnoon.net, Mostre Sua Festa Junina. Por meio do Facebook e do site do Auditório Ibirapuera, em maio os internautas foram convidados a expressar em imagem ou vídeo como imaginam uma festa junina ideal. Foram selecionados 70 desenhos, que, agora, são projetados em tamanho gigante nas fachadas laterais do palco, enquanto os músicos se apresentam e a plateia dança ao ar livre.


Por Rafaela Piccin

Mapa do local

Explore ao redor

Planetário do Ibirapuera

Turismo

Parque do Ibirapuera

Turismo

Museu Afro Brasil

Arte

MAC Ibirapuera - Pavilhão Bienal

Arte

Pavilhão Japonês

Na Cidade

Pavilhão da OCA

Arte

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo