Guia da Semana

Se as festas juninas se espalham pelos mais distantes pontos da cidade de São Paulo, é de se imaginar que no Centro também existam comemorações. E, de fato, existem – algumas delas bastante tradicionais.

+ Veja as receitas de comidas típicas de Festa Junina
+ Confira outras Festas Juninas em São Paulo

O Guia da Semana aproveita o clima de São João e lista as melhores celebrações no coração da capital paulista.

Festa Junina da Paróquia Nossa Senhora da Consolação

Há mais de uma década, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação realiza sua festa junina, sempre com comidas e bebidas típicas, brincadeiras e música ao vivo. A entrada é gratuita e a verba arrecadada será revertida para obras sociais. O evento acontece nos finais de semana de 8 a 30 de junho.

Festa Junina no Minhocão


O Minhocão é um dos símbolos mais característicos da capital paulista. Neste ano surgiu a idéia de fazer um arraiá no local, embora a festa ainda não esteja confirmada. A organização espera doações para alcançar os R$ 10 mil necessários para realizá-la. Se você é daqueles que gostariam de celebrar no local, entre no site Benfeitoria.com e contribua. A definição sai no dia 25 de junho. A festa está marcada para o dia 30, das 13h às 22h.

Festa de São Vito


A Festa de São Vito não é exatamente um arraiá, mas se enquadra bem no formato das festas juninas. A 95ª edição da tradicional celebração no bairro do Brás tem barracas espalhadas nas ruas Fernandes Silva e Poligrano A. Maré e música ao vivo. A diferença é a temática, que ao invés de caipira é italiana. O evento acontece nos finais de semana de 18 de maio a 7 de julho.

Festa Junina de São João Batista do Brás


A festa junina da Paróquia São João Batista, no Brás, é uma das mais conhecidas da região. Além das comidas e bebidas típicas da época, as barraquinhas também oferecem delícias nordestinas, como o sarapatel e o caldo de mocotó. Os arraiás acontecem de 30 de maio a 30 de junho, às sextas, sábados e domingos, a partir das 18h.

Por Gustavo Mesa

Atualizado em 1 Jul 2013.