Guia da Semana
Viagens
Por Marina Marques

Festa Junina Livre de Transgênicos

Evento terá cardápio especial sem milho e recheado de quitutes típicos.

Curau de abóbora faz parte do cardápio da festa (Divulgação)

Este evento terminou

Festa Junina Livre de Transgênicos

Data Sáb 25 Jun 2016
25 de junho de 2016

Preço(s) Entrada gratuita

Horário(s) 9h às 18h

Endereço
Viaduto Alcântara Machado, 2200, Leste 03101-005

Depois do sucesso da primeira edição, o movimento Slow Food organiza neste ano a segunda Festa Junina Livre de Transgênicos. O evento acontece no dia 25 de junho, sábado, das 9h às 18h, na Horta das Flores, que fica no bairro da Mooca, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Prezando por uma alimentação saudável, a Festa Junina Livre de Transgênicos não terá quitutes com milho, ingrediente tão tradicional nessa época do ano. Isso porque cerca de 85% do milho produzido no Brasil é transgênico, incluindo a espiga, os flocos, a farinha e o milho enlatado. Isso sem falar nos seus subprodutos, tais como amido e glucose, que são base da maioria dos alimentos processados à venda nos supermercados como salgadinhos, bolos e biscoitos. A ideia do evento é mostrar que dá para curtir uma Festa Junina de verdade sem precisar abrir mão das comidinhas gostosas que são praticamente uma obrigação nas comemorações do mês de junho.

Cardápio

O Convívio Saudável Mente traz dadinhos de tapioca com geleia de pimenta e mandioca frita, ambos fritos no óleo de dendê. Eles ainda oferecerão bijajica (espécie de cuscuz de mandioca e amendoim), amendoim torrado (doce e salgado) e cuscuz de tapioca com coco e, para acompanhar, vinho quente.

O Convívio Como Como, da Como Como Escola de Ecogastronomia, participará com os clássicos pinhão, cuscuz paulista de arroz, bolo de amendoim, quentão sem álcool e chocolate quente. Para completar, haverá também curau de abóbora, sucesso da edição passada. Todos os pratos custaram de R$ 5 a R$ 20.

Promovida pelo projeto Viva Bairro!, Praças dos Povos e seus parceiros, a festa conta com organização da Horta das Flores e Subprefeitura da Mooca e, claro, curadoria gastronômica do Slow Food.

Programação

Quem quiser saber mais sobre o assunto poderá assistir a um bate-papo sobre sementes crioulas e variedade de milho na data da festa. Para completar, haverá ainda uma “troca de sementes” acontecendo ao longo do dia.

Além das barracas de comidas, bebidas e doces, o arraial terá, entre as atrações, atividades infantis como pintura, pescaria e corrida de sacos; oficinas de decoração e crochê; shows de forró e, para finalizar, uma típica quadrilha.

Horários das atividades:

8h00 Montagem das barracas
9h00 Abertura da festa
9h30 Atividades infantis: pintura facial, pescaria, derrubar as latas, acertar o palhaço, corrida de sacos, argolas no pino, tiro ao alvo (com estilingue) etc (continuam ao longo de todo dia) e correio “elegante”
10h00 Oficina de estandartes para decoração
11h00 Palestra sobre sementes crioulas e variedade de milho e Troca de sementes (segue durante a festa)
12h00 Oficina de crochê - a confirmar
13h00 Oficina de pífanos
14h00 Repente com Hip Hop - a confirmar
15h00 Show do Bando de Seu Pereira (FORRÓ)
16h00 Show Terno Quente (COCO RURAL, com Mestre Nico, Eder "O" Rocha e Velho Maza)
17h00 Quadrilha
18h00 Cerimônia de encerramento

Sobre o Slow Food

Fundado por Carlo Petrini, na Itália, em 1986, o Slow Food é um movimento internacional sem fins lucrativos presente em mais de 150 países. Nasceu como um protesto contra o fast-food e a fast-life, onde tudo é padronizado. Defende o alimento bom, ou seja, saboroso e de qualidade; limpo, que não prejudica o meio ambiente; e justo, em relação a condições de trabalho e remuneração dos produtores. O Slow Food tem três grandes missões: defender a biodiversidade alimentar, difundir a educação do gosto e aproximar os agricultores dos consumidores através de eventos, iniciativas e projetos como a Arca do Gosto, o Terra Madre Day, o Disco Xepa e a Aliança dos Cozinheiros.


Por Marina Marques

Mapa do local

Explore ao redor

Teatro Anhembi Morumbi

Arte

Universidade Anhembi Morumbi - Zona Leste

Na Cidade

Gostoso - Santos

Restaurantes

Avenida Palace

Na Cidade

Arsenal da Esperança

Arte

Cidade Portinho Seguro

Na Cidade

Notícias recomendadas

7 passeios imperdíveis na cidade de Jaú, interior de São Paulo

Viagens

7 museus de figuras importantes brasileiras que você precisa conhecer

Viagens

O que fazer na cidade de El Calafate, na Argentina

Viagens

Conheça o incrível Parque Nacional Anavilhanas, no Amazonas

Viagens

7 cidades incríveis para visitar na Serra da Mantiqueira

Viagens

Conheça Penedo, a "Finlândia brasileira" no Rio de Janeiro

Viagens