Guia da Semana
Turismo
Por Marina Marques

Verão de Poesia 2014 na Casa das Rosas

Atividade integra o Verão de Poesia e homenageia ao aniversário da capital paulista com programação especial.

Programação traz sarau, contação de histórias e também show musical (Divulgação)

Este evento terminou

Verão de Poesia 2014 na Casa das Rosas

Data Sáb 25 Jan 2014
25 de janeiro de 2014

Preço(s) Grátis

Horário(s) Das 14 às 20h

Avenida Paulista, 37, Centro 01311-000

Telefone (11) 3285-6986

No dia 25 de janeiro, a Casa das Rosas celebra o aniversário de São Paulo com a 10ª edição do Verão da Poesia, tradicional evento que oferece diversas atrações livres para todo o público.

+ Confira os shows que acontecem no aniversário de São Paulo
Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP
Confira a programação do Centro de São Paulo 

A programação traz o evento especial Sampoemas, um sarau onde o público é convidado a declamar textos sobre a cidade de São Paulo, contação de histórias e também show musical. Confira a programação completa:

14h: Contação de história “São Paulo, minha cidade”

Com Marina Bastos
No aniversário de 460 anos da cidade, a atriz e contadora de histórias, Marina Bastos convida a todos para conhecer melhor sua origem com brincadeiras e músicas como Sampa (Caetano Veloso), Samba do Arnesto e Trem das Onze(Adoniran Barbosa), Lampião de Gás (Zica Bérgami), entre outras. A apresentação será uma apaixonada declaração de amor à terra da garoa e seus locais prediletos escolhidos pelo público. A contação terá como base os livros São Paulo da colina à cidade, de Amir Piedade e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo de Iara Rolnik Xavier, Monica Musatti Cytrynowicz e Roney Cytrynowicz.

16h: Jabá Sintético: as músicas de Adoniran que a rádio não toca

Com Conjunto João Rubinato
O Conjunto João Rubinato trabalha com a vida e a obra de Adoniran Barbosa, no espetáculo o conjunto apresenta uma seleção de canções pouco conhecidas do compositor paulista, temperadas com histórias pitorescas e esquetes do Adoniran radioator. Sempre com a participação especial de Toinho Melodia, interpretando seu samba Tributo a Adoniran. Antes do show, haverá um bate-papo com Sérgio Rubinato, sobrinho de Adoniran Barbosa. 

18h: Show performático – Homenagem a Roberto Piva

Caco Pontes & Loop B
Show performático em que os artistas mesclam suas linguagens: passam por música eletrônica, percussão em instrumentos inusitados, poesia falada e ritmada e utilizam elementos como máquina de lavar, bujão de gás, tanque de gasolina de carro, peças de computador e brinquedos, criando diversas atmosferas sonoras e visuais. Em outubro passado, iniciaram a parceria fazendo apresentação em homenagem ao poeta Roberto Piva, na programação do cicloEpivanias, com abordagem na sua produção de influência xamânica, presente em livros como Estranhos Sinais de SaturnoCiclones. Nesta retomada do projeto, será incorporado o primeiro volume do autor, Paranóia, que trava uma relação de delírio nos transes cotidianos da cidade e já teve diferentes reedições, considerado um marco na poesia paulistana. 

Caco Pontes é poeta e multiartista. Membro do Coletivo Poesia Maloqueirista, autor de uma série de livretos artesanais e dos livros O incrível acordo entre o silêncio & o alter ego e Sensacionalíssimo. Recentemente fez curadoria e mediação do evento de abertura da Mostra "Tuiteratura", no Sesc Santo Amaro e do ciclo "Epivanias”.

Loop B faz música eletrônica brasileira e, ao vivo, “quebra tudo” na percussão com objetos e sucatas. Com uma performance bem humorada, revela timbres esquisitos e as surpreendentes possibilidades de brincar com as sonoridades dos objetos. 

20h: Sarau Sampoemas

Apresentação de Frederico Barbosa
No sarau Sampoemas o público será convidado a declamar textos sobre a cidade de São Paulo em celebração ao aniversário da capital. Frederico Barbosa é poeta, professor e diretor da Casa das Rosas. Publicou nove livros de poesia e foi agraciado com dois prêmios Jabuti, por Nada Feito Nada (Perspectiva, 1993) e Brasibraseiro (Landy, 2004). 


Por Marina Marques

Mapa do local

Explore ao redor

Fundação Japão

Arte

Espaço Troca de Livros

Arte

Japan House

Exposição

Sesc Avenida Paulista

Arte

A Chapa - Alameda Santos

Restaurantes

Almanara - Shopping Pátio Paulista

Restaurantes

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo