Guia da Semana

O Dia Mundial do Jazz é comemorado no dia 30 de abril. Para lembrar a data, selecionamos o que há de melhor no jazz brasileiro para você passar o dia todo curtindo.

+ Dia do Jazz: confira um roteiro de casas para curtir o som em São Paulo
+ Os 10 bares mais badalados da Vila Madalena

Como o Brasil não tem uma tradição de músicos exclusivamente dedicados ao jazz, mas que perambulam por estilos maravihosos de som, tornando a música brasileira em si (bossa nova, MPB, xaxado e maracatu) uma mistura de influências que também tem um pé no jazz, escolhemos aqui, grandes músicos, jazzistas e brasileiríssimos, para você ouvir:

André Mehmari

O carioca é pianista, compositor, instrumentista e arranjador. Já teve obras executadas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outras Orquestras Brasileiras importantes. Autodidata quando o assunto é jazz, ele compôs suas primeiras linhas aos 10 anos.

Arismar do Espírito Santo

Contrabaixo, guitarra, violão, piano e bateria são alguns dos instrumentos que ele toca, além de fazer composições e arranjos harmônicos pra lá de inesperados e geniais. Arismar já foi eleito por uma revista americana como um dos 10 melhores guitarristas do Brasil e, no jazz, já se apresentou com a Orquestra Jazz Sinfônica e outros grandes nomes da música brasileira no jazz.

Vinicius Dorin

Saxofonista, flautista e pianista, Vinicius já começou carreira musical tocando na Orquestra Sambrasil de Itu e no conjunto Makros, enquanto cursava o Conservatório de Tatuí. Participou de vários festivais mundo afora, como o Free Jazz Festival, New York, New Orleans, Amsterdã, Porto, Buenos Aires e Bogotá, além de concertos pela América do Sul, Europa e Estados Unidos e Japão. Já tocou com Arismar Espírito Santo e tem sua própria banda de jazz.

Hermeto Pascoal

Talvez uma das maiores lendas do jazz brasileiro, toca do acordeão, à flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta e violão. Como se não bastasse, usa, cria e recria instrumentos para imitar sons da natureza (a partir de um cano de mamona abóbora, por exemplo, fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos). No Jazz, já tocou no Brasil e lá fora, em festivais de jazz que datam de antes de 1980, e se consagrou como um jazzista de primeira.

André Hernandes

Com mais de 20 anos de carreira, o músico tem como influência o classic rock, mas já tocou jazz, MPB, blues e até fusion. Atualmente na banda de André Matos ao lado de Hugo Mariutti, Hernandes também é professor de guitarra e grava jingles.

Badi Assad

O estilo percussivo e intrincado do violão de Badi já correu o mundo. Apesar de ser categorizada como uma artista de world music, ela carrega em seu som todo o tipo de influência, incluindo jazz, sons regionais do Brasil, música erudita e oriental.

Bola Sete

Já falecido, Djalma de Andrade, mais conhecido como Bola Sete, passeava pela música clássica, jazz e regional e acompanhou grandes nomes da nossa música na Radio Nacional. Nos anos 60, foi para os Estados Unidos, onde gravou vários discos de jazz e permaneceu até sua morte, em 1987.

Carlos Tomati

O músico é conhecido por sua atuação no sexteto do programa do apresentador Jô Soares. Influenciado por nomes do jazz e da música brasileira, Tomati junta técnica, versatilidade e, naturalmente, bom humor em suas interpretações.

Heraldo do Monte

Assim como Olmir Stocker e Hélio Delmiro, com quem muitas vezes é comparado, Heraldo é o tipo de músico que toca de tudo: jazz, música regional, MPB. Fez parte do Quarteto Novo e tocou com Hermeto Pascoal, Michel Legrand, Zimbo Trio, Edu Lobo, Geraldo Vandré e muitos outros. O recifense também é um grande nome do jazz brasileiro, já foi considerado por Joe Pass o melhor guitarrista do mundo, gravou também com Elis Regina e tocou até em Cuba.

Laurindo de Almeida

O violonista paulistano Laurindo de Almeida foi um dos músicos brasileiros mais requisitados de todos os tempos. Quando morava no Brasil, tocou com Heitor Villa-Lobos e Pixinguinha. Mudou-se para os Estados Unidos com Carmen Miranda e ficou por lá, tocando com monstros de jazz, como Bud Shank e Stan Kenton. Em Hollywood, chegou a tocar na trilha de filmes como O Poderoso Chefão. Foi um dos músicos que mais ajudou a desseminar a bossa nova nos EUA e ganhou mais de 5 Grammys.

Olmir Stocker

Mais conhecido como Alemão, Stocker já tocou com artistas de todos os estilos: do jazz ao popular, passando pela MPB. Entre suas realizações, fez parte do Brazilian Octopus ao lado de Hermeto Pascoal, escreveu o hit “O Caderninho” de Erasmo Carlos, tocou no Grupo Medusa e marcou presença em festivais de jazz ao redor do mundo, da Suíça ao Japão. Elis Regina, Gregório Barrios, Ângela Maria, Nelson Ned são só alguns dos noventa músicos que ele já acompanhou em carreira.

Romero Lubambo

O músico carioca é um dos mais importantes nomes da guitarra jazzística do Brasil. Mais conhecido por sua parceria com Cesar Camargo Mariano, já tocou ao vivo e em estúdio com Grover Washington Jr., Paquito D'Rivera, Al Jarreau, Ivan Lins e muitos outros. Formado em engenharia mecânica, tocou do Japão à África e é outro que já tocou e gravou com mais de 60 músicos ao redor do mundo.

Por Julia Bueno

Atualizado em 29 Abr 2014.