Guia da Semana

Há 20 anos, era lançado "In Utero", terceiro e último álbum de estúdio do Nirvana. O disco era o sucessor de "Nevermind", trabalho que trouxe a banda para o mainstream e vendeu mais de 30 milhões de cópias.

+ 10 atores que morreram durante as filmagens
+ Filmes sobre sexo que vão esquentar suas noites
+ Famosos separados no nascimento

Muitas histórias permearam a criação e gravação de "In Utero". Um dos aspectos que mais chamavam a atenção no disco, era o conteúdo das letras de Kurt Cobain, carregadas de termos médicos e viscerais e um certo pessimismo sarcástico.

Kurt Cobain morreu pouco mais de um ano após o lançamento do "In Utero", e ironicamente, o álbum poderia ter se chamado "I Hate Myself and I Want to Die". Veja abaixo esse e outros fatos relacionados ao disco:

Simbologia

Os símbolos na capa de "In Utero" foram tirados do livro “The Woman's Dictionary of Symbols and Sacred Objects”, da autora Barbara Walker.

Arte

A foto da contracapa do disco foi tirada pelo fotógrafo Charles Peterson, do selo Sub Pop que gravou com bandas clássicas como Soundgarden, Mudhoney e com o pessoal da nova safra, como Beach House e Flight of the Conchords.

Uma Babá Quase Perfeita

A “mulher” estampada no CD, na verdade, é Mike Dewitt - vulgo Cali - a babá de Frances Cobain, filha de Kurt e Courtney.

A vida imita a arte

Quentin Tarantino recebeu um agradecimento especial do Nirvana no encarte de In Utero, já que ele havia pedido para Cobain fazer o papel de um traficante de heroína (que acabou ficando com Eric Stoltz) em Pulp Fiction. Kurt não aceitou a oferta por considerar o personagem muito similar a si mesmo.

Pseudômino

Quando o Nirvana estava gravando "In Utero" com o produtor Steve Albini, eles fizeram check-in no estúdio sob o codinome de Simon Ritchie Project. Se você não se lembra, John Simon Ritchie é o Sid Vicious.

Vendas

Já são mais de cinco milhões de cópias vendidas no planeta e certamente vai vender muito mais.

Ao vivo

Na turnê de "In Utero", a banda punha pra tocar uma versão de "Smells Like Teen Spirit" com a cantora Tori Amos antes de subir ao palco para começar o show.

Em estúdio

No total, o álbum custou US$ 24 mil para ser gravado no Pacchyderm Studios, no Minnesota, e o produtor Steve Albini levou uma bolada de US$ 100 mil nessa historia - isso porque ele recusou receber royalties. As gravações começaram no dia 14 de Fevereiro de 1993.

Nome do disco

Antes de "In Utero", foram cogitados outros nomes como "Verse Chorus Verse" e "I Hate Myself And I Want to Die" - algo como “Verso Refrão Verso” e “Eu me odeio e quero morrer”. O título final foi tirado de um poema de Courtney Love.

Entre família

Dizem que a garotinha do video de “Heart Shaped Box” é Breanne O’Connor, meia-irmã de Kurt.

Last song

Segundo os registros, “Heart Shaped Box” foi a última música tocada pelo Nirvana em um show.

Caixa de Coração

A faixa "Heart Shaped Box" também já foi chamada de “Heart Shaped Coffin" (“Coração em forma de caixão”).

Censurado

Para que os CDs de "In Utero" fossem vendidos em grandes lojas populares como Walmart & K-Mart, Kurt teve que mudar o título da música “Rape Me”, que significa “Estupre-me”, para “Waif Me”, que pode significar algo como “Marginalize-me”.

Vai um cházinho aí?

Pennyroyal Tea, um dos singles de mais sucesso do disco, é uma referência a um chá abortivo. Pennyroyal é a erva poejo, cujo óleo essencial é venenoso e pode até ser letal quando ingerido.

Nas paradas de sucesso

"In Utero" estreou no N° 01 da Billboard 200, e alcançou o topo das paradas com as músicas "Heart-Shaped Box", "Rape Me" e"All Apologies".

Versão Deluxe

Está programada para ser lançada uma edição super deluxe do álbum em 24 de Setembro, contendo 70 faixas bônus, entre gravações ao vivo, remasterizações, remixes, raridades e material inédito.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 12 Set 2013.