Guia da Semana

A junção entre o antigo novo pode render bons frutos. No universo musical esta fusão de diferentes épocas, contextos e estilos pode acarretar canções, álbuns ou apresentações memoráveis com o frescor dos novos e a experiência dos antigos.

+ 6 discos que marcaram a história do Brasil
+ Conheça os principais músicos do estilo Afrobeat
+ Confira os novos trabalhos de quatro cantores das antigas

Conheça 5 trabalhos que uniram músicos de diferentes gerações!

Tom Zé e Malu Magalhães

56 anos separam o nascimento de um e outro. Ambos dedicados à música brasileira, mas com estilos e características musicais muito diferentes, os dois gravaram juntos a canção “O motobói e maria Clara”, que compõe a quarta faixa do álbum do músico baiano, de Irara.

Criolo e Caetano Veloso/ Milton Nascimento/Ney Mato Grosso ou Tom Zé

Apesar de só ter feito sucesso a pouco tempo, após o lançamento do disco Nó na Orelha, o rapper Criolo já tem alguns anos de estrada no rap, mas não tantos quanto tem certos músicos com os quais ele já subiu ao palco.

Ele fez uma pequena turnê com Milton Nascimento neste ano, cantou “Não Existe Amor em SP” com Caetano Veloso, no VMB de 2011, se apresentou com o ex vocaista do Secos e Molhados em 2012 e por fim fez uma participação especial no último álbum de Tom Zé, “Vira Lata na Via-Láctea”.

Recentemente o rapper deu uma entrevista ao site de entretenimento do UOL, em que falou sobre a honra de dividir os holofotes com grandes e consagrados músicos.

Olha que honra! A convite dele. Uma tour com Milton Nascimento. Um orixá. O que aprendi dele, logo de cara, é o quanto o ser humano pode ser solidário. A forma como ele deixa que as pessoas se aproximem dele. Onde já se viu? Eu, que nunca estudei música, que não sei tocar um instrumento, que desafino mil vezes num show de uma hora e meia, ter a honra de ser convidado por Milton Nascimento para tocar com ele? É ter a generosidade de perceber que as histórias também se encontram. E que música é também para celebrar encontros e passar essas histórias para frente. Possibilidades para frente,” disse Criolo.

Them Crooked Vultures

A banda norte americana Them Crooked Vultures , formada em 2009, lançou apenas um álbum, que já bastou para que muita gente desejasse o retorno do trio formado por Dave Grohl, Josh Homme e John Paul Jones.

Os líderes do Foo Fighters e do Queens of the Stone Age são da mesma época. O que dá o ar “vintage” da banda é o ex baixista do Led Zeppelin, que já havia, no ano anterior feito uma participação no show do Foo Fighters no Wembley Stadium, em Londres. A apresentação também contou com o guitarrista Jimmy Page.

Rolling Stones

Tanto a banda quanto os integrantes já fizeram milhares de parcerias nos 52 anos de existência do quinteto formado por Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts.

Contudo, as mais inusitadas foram feitas há pouco tempo com algumas das maiores estrelas do pop como Lady Gaga, Katy Perry, Christina Aguilera e Taylor Swift.

Metá Metá e Tony Allen

O trio brasileiro lançou neste ano um disco com o ex baterista de Fela Kuti, Tony Allen. O disco, chamado de Alakorô, foi lançado no início do ano pelo selo Goma Gringa e possui apenas faixas inéditas.

Atualizado em 12 Dez 2014.