Guia da Semana

Faz quase 4 anos que a nossa musa inglesa Amy Winehouse morreu por consumo excessivo de álcool, e no curto período que nós tivemos pra amar sua personalidade e se apaixonar por sua voz e letras maravilhosíssimas, ela conquistou muita coisa! Por mais que seu namorado, Blake, tenha afundado ela nas drogas e no álcool, seu talento foi visível e admirado por muitos.

+ Amy Winehouse, Kurt Cobain e outros artistas viram HQ
+ Mais de 15 cantoras gostosas pra babar
+ Confira as filhas mais gatas dos rockstars

Por isso, Amy deve ser lembrada sempre! E o ObaOba ajuda vocês a relembrar porquê:

Amy se tornou um Lego Figure

A cantora foi escolhida entre diversos artistas para se tornar uma Figure da Lego. A seleção foi feita para a edição de 30 anos da coleção mini figures da marca. Infelizmente,os pequeninos não chegaram a ser vendidos para o público.

Elton John afirmou que a voz de Amy era uma das mais fabulosas que já havia escutado

O cantor, compositor e eleito pela Billboard como o cantor solo de maior sucesso da história, afirmou ser fã da Amy, além de dizer que ela era uma grande exceção no mundo da música, que teria se tornado tão “vago”. Ainda segundo ele, Amy foi um uma das melhores coisas que aconteceram no cenário musical.

Grandes estilistas homenagearam Amy na passarela e em suas coleções

Karl Lagerfeld, designer e diretor criativo da Chanel, afirmou que a pré-coleção de 2008 foi totalmente inspirada em Amy Winehouse. E olha, o estilista é conhecido por não sair por aí arrancando elogios para todo mundo, ou seja, Amy foi realmente especial. Segundo ele, o talento e a personalidade da cantora o encantaram logo de cara. Outro grande estilista que homenageou Amy na passarela foi Jean Paul Gaultier, ele dizia que seu estilo e suas tatuagens tinham tudo a ver com a imagem que a marca queria passar e que ela sempre seria uma grande inspiração para a marca Gaultier.

É a única artista inglesa que ganhou 5 Grammys em uma só noite

Amy é tão incrível que das 6 categorias que estava concorrendo ao Grammy, ela levou 5! Ela ganhou aos prêmios de Gravação do Ano, Canção do Ano, Artista Revelação, Melhor Intepretação Vocal Pop Feminina e Melhor Álbum Pop Vocal. E sim, ela deveria ter ganhado a de Álbum do Ano, tam-bém!

Pausa emocionante pra Amy e sua mamis no Grammy. :'(

Amy aceitou posar nua para uma campanha de conscientização do câncer de mama

A cantora se sensibilizou com a causa e acabou aceitando posar do jeitinho que veio ao mundo em prol de uma instituição que cuidava de mulheres com câncer de mama e tentava conscientizar a população feminina. E não para por aí, o vestido que Amy usou no Grammy foi leiloado e todo o dinheiro foi doado para instituições que cuidam da causa.

Seu estilo único e inspirador

Além de ser um grande talento no mundo da música, Amy sempre conservou seu estilo diferenciado, do começo ao fim da sua carreira. Até hoje, várias meninas se inspiram nos olhos de gatinho da cantora e em seu cabelo que foi uma das suas características mais marcantes.

A principal causa da sua morte, na verdade, foi o seu relacionamento doentio com Blake

Sim, não adianta querermos achar que foi o álcool que realmente matou Amy. Tudo começou quando ela iniciou seu relacionamento com Blake e daí as coisas começaram a se descontrolar. A cantora amava tanto ele que acabou influenciada por seu péssimo comportamento em relação às drogas e ao álcool. Em contrapartida, Blake nunca fez questão de ser o melhor namorado para ela, terminou, brigou, simplesmente acabou com a vida da nossa musa. Bad trip.

O que Amy nos ensinou? Pra ficar longe de gente que não nos faz bem, por mais que o amor seja importante, nossa vida vale mais que isso. ;)

Por Juliane Romanini

Atualizado em 27 Mar 2014.