Guia da Semana

Próximo a data em que Bob Marley completaria 70 anos de idade (o aniversário dele era dia 6 de fevereiro), o ObaOba te conta um pouco mais sobre a tragetória do músico que, mesmo após os 33 anos de sua morte, continua influenciando muita gente, como a cantora Céu, que regravou recentemente Catch a Fire, o sexto álbum do músico.

+ Conheça os principais músicos do estilo Afrobeat
+ Confira os novos trabalhos de quatro cantores das antigas
+ As 9 melhores parcerias da música brasileira

Ele foi um dos maiores ícones da música mundial, responsável pela propagação do raggae para além da Jamaica e morreu em decorrência de um tumor cerebral, deixando órfão o gênero musical do qual ele é pai.

Confira 7 curiosidades sobre Bob Marley! ;D

Ele lia mãos

Quando Bob era criança ele começou a ler mãos e acertar as previsões, tornando-se conhecido na região em que morava, em Kingston, Jamaica.

Prisão

Apesar de ser da paz, Bob já foi preso duas vezes, em 1968 e 1977, por porte de maconha.

Futebol

Outra grande paixão do cantor, fora a música, era o futebol. Ele chegou a formar um time na Jamaica, chamado House of the Dread, e a jogar uma partida aqui no Brasil com Chico Buarque.

Marley Natural

A primeira marca de maconha global foi criada pela família de Bob e deve estar disponível para compra até o final deste ano. O produto será comercializado apenas nos locais em que o uso da erva é legalizado.

Deus

Ele disseminou a cultura Rastafari no mundo. Na Etiópia, país de Haile Selassie I, ou Rás Tafari, Marley é considerado um Deus e a máxima encarnação do poder da religião rastafári.

Paz

Bob teve um papel bastante importante para a tentativa de estabelecimento da paz na Jamaica nos anos 70.

O país estava sofrendo com a violência causada pelo conflito de gangues e o primeiro-ministro jamaicano, Michael Manley, pediu a Marley que intercedesse, realizando um show gratuito para amenizar os ânimos nas vésperas das eleições.

Doença

Quando ele descobriu que estava com câncer foi aconselhado que amputasse o dedão do pé, que ele havia ferido durante uma partida de futebol. O músico se negou, já que um dos princípios da crença rastafári é não violação do corpo.

Atualizado em 3 Mar 2015.