Guia da Semana

Amy Winehouse foi uma das mais talentosas vozes da música contemporânea. Infelizmente, sua carreira e sua vida foram divididas com os vícios pelas drogas, e, em 2010, se tornou mais uma celebridade que faleceu com 27 anos - outros nomes são Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, entre outros.

+ Saiba os shows da semana em SP
+ Veja 12 músicas que você não sabia que eram covers

Nascida em 14 de setembro de 1983, em 2014, a cantora completaria 31 anos se ainda estivesse viva. Em homenagem, o Guia da Semana listou 8 momentos de sua carreira. Confira:

2003 – Lançamento do seu primeiro disco, Frank

Com dezoito faixas, Frank transborda R&B e soul, e é uma referência direta a Frank Sinatra, cantor de jazz. Já foram vendidas mais de 4 milhões de cópias e é um álbum muito elogiado pela crítica.

2006 – Lançamento do seu segundo disco, “Back to Black”

O segundo e último disco difere um pouco à sonoridade do primeiro, por incorporar principalmente música soul dos anos 50 e 60 e o R&B contemporâneo. Amy se inspirou nos grupos femininos dos anos 60 e no ska, estilo de música jamaicano.

2008 – O disco Back to Black recebeu seis indicações à 50ª Edição dos Grammy Awards

A cantora venceu em cinco das seis categorias a que foi indicada, o que fez com que Amy se tornasse a primeira artista feminina britânica a vencer cinco troféus numa mesma noite.

2008 – Vídeo divulgado pelo tablóide “The Sun”

O tabloide divulgou um vídeo em que ela supostamente fuma crack e aspira ecstasy em pó e cocaína. Dias depois, o pai da cantora a internou em uma clínica de reabilitação.

2008 – Rock In Rio Lisboa

Em maio de 2008, Amy chorou compulsivamente no palco do Rock In Rio Lisboa, durante a apresentação da música “Love Is a Losing Game”

2011 – Amy no Brasil

A cantora veio ao Brasil em janeiro de 2011 e fez cinco apresentações pelo território nacional - todas com ingressos esgotados.

2011 – Última aparição pública

A última vez que apareceu em público antes de sua morte foi no dia 20 de julho de 2011, quando Amy subiu ao palco para apoiar sua sobrinha, Dionne Bromfield, que realizava um show em Camden Town com o grupo The Wanted.

2011 – Morte de Amy, no dia 23 de Julho

Após muitos médicos avisarem Amy que ela morreria caso não controlasse o vício do álcool e das drogas, a cantora não soube lidar e faleceu em 2011, com 27 anos.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 24 Jul 2014.