Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

A arte dos pôsteres de rock

Febre no exterior, os cartazes de rock revelam o talento de ilustradores e designers gráficos.

Pôster do americano Lindsey Kuhn divulga um show da cantora islandesa Björk


Quase esquecidos em terras brasileiras, os cartazes de shows e festivais, quando não se resumem a lambe-lambes vulgares, costumam ser objetos de alguns poucos colecionadores, que costumam importá-los de sites especializados ou estúdios europeus e norte-americanos.

Em São Paulo, a badalada festa da loja virtual de discos Peligro, que acontece semanalmente no Milo Garage - casa noturna que abriga um volume interessante de cartazes importados - lança mão de pôsteres concebidos por designers e ilustradores da capital paulista para se divulgar. "A maioria dos trabalhos é feita em impressão digital, mas já tivemos muitos cartazes em serigrafia e até mesmo em tecido. Estamos fazendo cartazes desde o início da festa, que completa três anos em janeiro" explica Guilherme Barella, um dos organizadores do evento.

Cartaz de Flávia Nalon e Fábio Prata
Com a constante sofisticação de programas de edição de imagem, como o Corel Draw e o Photoshop, amadores e profissionais não se atrelam apenas aos métodos mais tradicionais de concepção de pôsteres, como a serigrafia e a xilogravura. Muitas imagens são concebidas inicialmente na prancheta para em seguidas serem finalizadas no computador, o mesmo processo sofrido pelas histórias em quadrinho.



Tradição e vanguarda

A história dos cartazes, das belas imagens do francês Henri de Toulouse-Lautrec às célebres gravuras soviéticas, consolidou-se no último século, e foi profundamente absorvida pelos artistas contemporâneos. Ainda assim, é notável a influência que a arte de rua tem nos trabalhos dos ilustradores. A linguagem do estêncil, do sticker e principalmente do grafite sempre esteve entrelaçada com os pôsteres de rock.

Um dos principais cartazistas e ilustradores de rock, Rob Jones é conhecido pela vasta série de pôsteres produzidos para as bandas White Stripes e The Recounters, projeto paralelo do guitarrista Jack White. Jones, que criou a capa do último álbum da dupla, Icky Thump, elabora há anos as imagens de divulgação das turnês do White Stripes, apelando somente a tons de vermelho, preto e branco. Já nos trabalhos dedicados ao Recounters, Jones segue uma tendência em voga entre os jovens artistas, lançando mão de temas vintage.

Ilustração do artista Johnny Crap
A trajetória da banda e suas raízes, ou simplesmente seus nomes, fornecem ao artista os elementos necessários para a criação dos pôsteres. Os cartazes das bandas Flogging Molly e Dropkick Murphys, por exemplo, são pontuados por imagens de trevos, cervejas escuras, duendes e boxeadores, temas que remetem à cultura irlandesa, inspiração de ambos os grupos de punk-rock. Já a cantora norte-americana Chan Marshall, mais conhecida como Cat Power, viu uma série de gatos espelharem-se por seus pôsteres, enquanto aparelhos de rádios e televisores figuram em quase todas ilustrações do cultuado grupo TV On The Radio.

Na web

O site Gigposters é dono de um dos maiores acervos virtuais de cartazes de música. São mais de 80 mil imagens de milhares de bandas de todos os gêneros, das mais famosas às menos conhecidas. O portal conta ainda com fóruns, seções dedicadas a artistas e classificados onde as ilustrações são vendidas por preços que variam de 15 a centenas de dólares - caso das tiragens limitadas e estampas raras. Outro endereço completo, o American Poster Institute, reúne obras de dezenas de artistas e estúdos, onde é possível encomendar algumas das obras.

Trabalho produzido pelo ilustrador Rob Jones


Para saber mais:

Gigposters
Acervo com mais de 80 mil imagens

American Poster Institute
Galeria virtual de artistas e estúdios

Peligro
Cartazes e informações sobre a festa

Fotos: www.gigposter.com

Atualizado em 2 Dez 2011.

Mais notícias

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows

Trocas do Rock in Rio Card começam nesta quarta-feira (6); saiba mais!

Shows