Guia da Semana

Do inglês, cover significa cobertura. O que não tem, de fato, nada a ver com o que os covers de cantores famosos fazem. No mundo da música, um cover é uma versão regravada de alguma música ou, no caso das bandas, são aqueles que tocam como os grupos originais. Os covers, como são mais conhecidos, fazem de tudo para se parecer o máximo possível com os cantores: de roupas a coreografias, passando pelo ensaio disciplinado de movimentos e melodias, nada escapa desses fãs ardorosos. Sim, porque, para os covers, não basta ser somente fã, mas fundamental mesmo é se parecer muito com seus ídolos.

Lady Gaga
Amor à primeira vista. Assim começou a paixão pela cantora, atual megassucesso do mundo pop. Kika Ortiz, que é maquiadora e cabeleireira, conta que viu o clipe Poker Facee se achou parecida com Lady. "Vou me vestir que nem ela", lembra. Até aí, era somente uma brincadeira que fez muito sucesso entre amigos, mas que virou coisa séria.


"Passaram a me convidar para as festas e comecei a investir no figurino", diz. Das festas de debutante até o aniversário de 50 anos de uma senhora que também adora Lady Gaga, Kika ganhou fama - e dinheiro. "Agora viajo o Brasil todo, e cada vez invisto mais. Hoje tenho até bailarinos".

Mesmo com um investimento alto com roupas, maquiagem e produção do cabelo e figurino, Kika está muito feliz. "É uma homenagem a Lady. Minha vida mudou muito, e para melhor. Ganho mais, concilio o trabalho de maquiadora com o da Lady, e consegui mudar de apartamento". Isso que é unir o útil ao agradável.

Coldplayers BR
Os britânicos de indie rock Coldplay já chamavam a atenção do supervisor de inteligência comercial Leandro Martins Bortoletto há sete anos. Guitarrista, ele procurava uma banda onde poderia tocar. Nos fóruns da internet, acabou encontrando um grupo que procurava alguém que tocasse guitarra. E-mails para cá e para lá selaram sua entrada no que é hoje o Coldplayers Br. "Começamos a fazer shows em 2008 e tivemos uma receptividade muito boa", lembra.

O carinho do público só aumentou. Em 2010, a banda apareceu em um programa na TV e o grupo decolou. Eles já têm dois DVDs gravados e fazem shows por todo o Brasil. Mas o caminho para chegar ao sucesso não é fácil - eles ensaiam muito para fazer tudo de maneira praticamente idêntica aos músicos da banda original. "Usamos as mesmas roupas, ficamos horas passando os efeitos da guitarra para se aproximar deles, até a performance de palco é parecida", conta.

E essa dedicação toda tem recompensas. Segundo Leandro, o Coldplayers Br são quase a banda cover oficial do Brasil. E, no último show dos britânicos por aqui, conseguiram o que parecia impossível: entregaram um CD da banda para eles. Uma justa homenagem.


The Four Horsemen - Metallica
Foi assim, como quem não quer nada, que a paixão começou. O desenvolvedor de sites Roberto Hetfield colocou para tocar alguns LPs do Iron Maiden, Alice in Chains e Metallica. "Foi do Metallica que eu mais gostei", lembra. Isso aconteceu ainda na década de 90. Mas o primeiro contato visual com os músicos de heavy metal só aconteceu quase dez anos depois, em um show no Anhembi, ele pegou uma palheta da guitarra do guitarrista e vocalista James Hetfield (o sobrenome de Roberto não é mera coincidência, mas sim uma homenagem). "Passei a aprender guitarra depois disso", lembra.

Daí para formar a banda foi um pulo. Ele montou seu grupo e ensaiava com todo o afinco para ficar o mais parecido possível. "Tocamos todas as músicas, mas nos vestimos como eles se vestiam nos anos 90", explica.

O grupo, The Four Horsemen, é nome de uma das músicas do Metallica, e tem uma explicação. "Somos quatro na banda, e eu sou o vocalista e guitarrista-base", diz. E eles estão ansiosos pelo Rock in Rio. "Um dia antes, nós vamos tocar na festa do fã-clube oficial do Metallica. Quando acabar o show, vamos direto para a Cidade do Rock". Afinal, eles merecem.

Atualizado em 1 Dez 2011.