Guia da Semana

Foto: Divulgação



Quando fui convidada pra escrever uma coluna para o Guia, fiquei meio encafifada sobre escrever sobre bandas. Sou jornalista formada, mas nunca exerci a profissão ´oficialmente´, e mais do que isso, sempre fui meio que avessa à crítica musical. Não porque não veja valor na coisa, simplesmente porque tenho muitos amigos ´bandistas´ e sempre via o que acontecia por outro ângulo também.

Então, antes de qualquer coisa, que fique claro: essa coluna surge não para criticar bandas, mas para indicar algumas coisas bem bacanas que tenho oportunidade de ver por aí. Vou também procurar não colocar bandas que já sejam mais conhecidas (e que eu não deixo de adorar - nesse grupo estão bandas como o Ludov, Montage e Vanguart).

E sim, essa coluna é pessoal e nem um pouco objetiva. Como diz o dito popular, ´gosto não se discute´. Aqui vai estar o que eu ´adooorooo´ e recomendo. E ponto final.

Fogo Amigo

O que é o que é? Uma banda com um guitar hero, uma loira sexy no baixo e um baterista de primeira? Sonic Youth? Smashing Pumpkins?

Nada disso. A banda em questão se chama FireFriend e é produto 100% nacional. Foi formada em janeiro de 2006, "numa conversa totalmente casual", como conta Yury Hermuche (vocais e guitarras) entre ele e a baixista Julia Grassetti.

"Eu comprei minha guitarra (uma Fender Jaguar) um ano antes e resolvi fazer um disco. Fui montando ele com um amigo baterista, daí a Julia apareceu com o violoncelo e colaborou com algumas coisas. Logo percebemos que essa colaboração podia se estender para muito além. Ela comprou um baixo e iniciamos um ritmo frenético de ensaios".

O nome da banda? "Surgiu quando eu tentava estudar japonês e fiquei brincando com kanjis (letras japonesas)", diz Yury, "fogo e amigo são ótimos juntos". O baterista Pablo Oruê chegou em novembro do mesmo ano, "tinha visto um pôster da banda no estúdio e escreveu pra gente. E foi perfeito!", continua Yury. Cinco meses depois, as gravações de "Incêndio na Paisagem" começaram, assim como os shows. E foi justamente em um deles que a banda chamou a minha atenção (pra mim, banda não basta ser boa em estúdio - tem que ser boa no palco também!).

O FireFriend é uma legítima banda anos 90. A comparação com nomes como Smashing Pumpkins (na fase do "Gish") e Sonic Youth é inevitável. As guitarras, a sonoridade e até a ´biografia´ das bandas se confundem - o guitarrista que namora a baixista lembra as duplas James Iha & D´Arcy Wretzky, Thurston Moore & Kim Gordon.

"Incêndio na Paisagem" é um daqueles cds que a gente ouve com gosto, sem pressa. As minhas preferidas são: "Duas Júlias" (que tem um vocal feminino completamente sexy!), "A teus pés" (guitarras e melodia que remetem ao Pavement), "Isabel" (tá, vou falar de novo, lembra demais o SY), "Pequena Meia Noite" (que no palco fica mais legal ainda, porque o Yury assume o ´guitar hero´ que tem dentro dele), "Inverno e noites assim" (o vocal atravessado da Julia lembra muito outra influência deles, o My Bloody Valentine, que eu amo de paixão) e claro, "Incêndio na Paisagem", que é linda e melancólica.

E falando sobre aptidão na guitarra, Yury tem um comentário curioso sobre o assunto: "Não sei tocar direito... a guitarra é que é um instrumento muito generoso". E já avisa: "mês que vem o FireFriend mergulha no estúdio de novo para gravar o terceiro cd". Que venha, o FireFriend é uma banda que eu adoooroo!

Para ouvir e saber mais:
Site: www.firefriend.com
Myspace: www.myspace.com/firefriend

Quem é o colunista: Miss Má é jornalista formada em 98 pela Metodista de SBC. É professora de educação infantil, e dj e produtora (e agora colunista) nas horas vagas. Comanda o projeto quinzenal "Rockload", as terças-feiras no Studio SP.

Atualizado em 6 Set 2011.