Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

Aerosmith

Fique por dentro da história da banda mais hard rock de Boston.



Uma das maiores bandas de hard rock do planeta, o Aerosmith surgiu em 1969, da união de outros dois grupos: A Chain Reaction, do vocalista Steven Tyler e The Jam Band, de Joe Perry e Tom Hamilton. Como Tyler já conhecia Perry da época em que este trabalhava em uma lanchonete - quando viu o guitarrista em ação com o The Jam Band, não teve dúvidas de que deveriam se juntar e formar uma nova banda. Para isso, foram recrutados Tom Hamilton no baixo, Ray Tabano como segundo guitarrista (sendo logo substituído por Brad Whitford) e Joey Kramer na bateria. Após algumas apresentações, além de conquistar fala na cena local de Boston, o quinteto chamou a atenção da gravadora Columbia Records, com qual assinou um contrato para um disco.

 

Em 1973, o grupo gravou o seu álbum de estreia, Aerosmith, em duas semanas - destacando-se o single Dream On - tornando-se um de seus maiores hits até os dias atuais. No ano seguinte, chegou às lojas o segundo trabalho, Get Your Wings. Mas foi em 1975, que o reconhecimento veio de fato com o lançamento do LP Toys in the Attic, que trouxe os os sucessos Walk This Way, Sweet Emotion, além da faixa-título. Com o álbum Rocks (1976), eles conquistaram o disco do platina, graças às músicas Back in the Saddle e Last Child. Porém, Draw The Line (1977) não alcançou a expectativa dos discos anteriores. No final dos anos 70, eles ainda lançaram Live Bootleg e Night in the Ruts.

 

Em 1979, Perry deixou a banda por problemas com drogas e por brigas com Steven Tyler, em função de seu estado alterado. No mesmo ano montou o grupo The Joe Perry Project, com quem labçou três LPs. No ano seguinte, Tyler sofreu um acidente de moto e na sequência Brad abandonou o Aerosmith, formando o projeto Whitford/St. Holmes, juntamente com Derek St. Holmes (vocalista da banda de Ted Nugent). A partir daí, tudo passou a dar errado para os ainda membros do Aerosmith e para os ex-integrantes.

 

Em 1984, as desavenças foram desfeitas, e Perry e Whitford retornaram ao grupo. Aos poucos, o entrosamento foi acontecendo até que a grande virada do Aerosmith deu-se em 1986, quando o trio de hip hop Rum DMC regravou o hit Walk This Way, convidando Perry e Tyler para participar da canção e do videoclipe - que estourou na MTV americana, conquistando alguns prêmios. Em 1987, Steven e sua trupe lançaram o disco Permant Vacation, marcando o retorno aos tempos de ouro do início de carreira. Nesse trabalho, popularizaram as músicas Rag Doll, Angel e Dude (Looks Like a Lady), permanecendo nas primeiras posições das principais paradas de sucesso no mundo. No disco seguinte, Pump (1989), os destaques ficaram por conta de Janie´s Got a Gun, Love in an Elevator e What it Takes.

 

Nos anos 90, o quinteto conquistou uma nova legião de fãs com o lançamento de Get a Grip (1993), principalmente em função dos singles Eat the Rich, Livin´ on the Edge, Cryin, Crazy e Amazing - esses três últimos marcando a fase de videoclipes estrelados pela atriz Alicia Silverstone, além da filha de Steven Tyler, Liv Tyler, no clipe de Crazy. No ano seguinte, ganharam diversos prêmios, no MTV Vídeo Music Awards. Em 1997, voltaram o álbum Nine Lives, em trouxe as canções Pink, Hole in my Soul e Falling in Love. Em 1998, o grupo integrou a trilha sonora do filme Armageddon, estrelado por Liv Tyler e Bruce Willis, com a música I Don´t Wanna Miss a Thing - que estourou nos quatro cantos do planeta. Em 2001, a banda gravou o CD Just Push Play, seguido de Honkin´ on Bobo, em 2004 e Rockin´ the Joint, em 2005.

 

A popularidade do Aerosmith é tanta aqui no Brasil, que o grupo já esteve aqui três vezes, sendo a primeira no extinto festival Hollywood Rock, em 1994, enlouquecendo os fãs. A segunda passagem foi em 2007 e, em 2010, provaram mais uma vez que ainda estão na ativa. No início de 2011, marcaram um único show na cidade de São Paulo, para outubro do mesmo ano.

 

Foto: Divulgação
Site oficial: http://www.aerosmith.com/


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Sandy e Junior no Brasil em 2019

Shows

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows