Guia da Semana

A música brasileira é muito vasta e repleta de parcerias. Tanto no passado quanto no presente músicos de diferentes idades, gêneros, timbres e ritmos se misturaram experimentando e descobrindo novas sonoridades.

Algumas parcerias são responsáveis por parte da história da música brasileira, como é o caso de algumas que serão apresentadas aqui, enquanto outras, do presente, mantêm as tradições, reinventam e preparam o terreno para o futuro.

+ Descubra quais músicos brasileiros estão fazendo sucesso no exterior
+ Confira os novos trabalhos de quatro cantores das antigas
+ 8 documentários de música que você tem que assistir

Relembre grandes parcerias do passado e confira as melhores do presente.

Doces Bárbaros

Doces Bárbaros está na primeira posição desta lista e não é à toa, já que esta banda foi uma parceria entre os quatro principais nomes da música deste país tupiniquim.

O grupo composto Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia lançou, em 1976, um dos álbuns mais importantes da história da música brasileira, que levou o mesmo nome do grupo.

A reunião dos quatro baianos também rendeu um documentário, que você pode conferir na integra no vídeo abaixo.

Gilberto Gil e Jorge Ben

Ogum, Xangô foi um disco gravado em 1975 por Gilberto Gil e Jorge Ben. O álbum possui quatro canções inéditas, sendo elas Meu Glorioso São Cristóvão, Jurubeba, Sarro e a mais famosa, Filhos de Gandhi, que você pode ouvir dando play aqui em baixo.

Sendo ambos violonistas de mão cheia, a grande maioria das canções é acústica e marcada pelo som do violão.

Vinícius de Moraes e Baden Powell

Falando em violão, em 1966 Vinícius de Moraes e Baden Powell gravaram Os Afro-sambas. Este disco é também considerado um dos mais importantes para música neste país, já que foi um dos primeiros a juntar as batidas do samba com os toques do candomblé.

O resultado dessa junção entre Brasil e África você confere na íntegra abaixo.

Caetano Veloso e Chico Buarque

Você não entende nada. Provavelmente você já está familiarizado com esta música na voz de Caetano e Chico. Em 1972 os dois músicos gravaram um disco ao vivo em Salvador, com onze faixas, chamado Chico e Caetano Juntos ao Vivo.

O resultado desse encontro você, que não entende nada e está sempre aflita, com lágrimas nos olhos de cortar cebola, escuta abaixo.

Rita Lee e Tom Zé

Essa parceria está no papel e não chegou a ganhar os palcos. Rita e Tom escreveram juntos uma das músicas mais importantes do movimento tropicalista, Dois Mil e Um.

Esta música levou o quarto lugar na premiação pelo júri especial

Juçara Marçal e Russo Passapusso

Agora só tem coisa nova. Juçara Marçal, vocalista do Metá Metá, e Russo Passapusso, do Baiana System, se reuniram neste ano para cantar a última faixa do projeto Goma-Laca.

O Goma-Laca foi lançado em 2014 e traz rearranjos de músicas da cultura popular brasileira, gravadas entre os anos de 1920 e 1950. Sons do candomblé, capoeira, jongo, maracatu, emboladas e choro podem ser ouvidos nas vozes de Karina Buh e Lucas Santtana, além de Juçara Marçal e Russo Passapusso. O disco pode ser baixado na íntegra no site oficial do projeto.

Tom Zé e Mallu Magalhães

A cantora de 22 anos chegou a ser chamada de madrinha do último disco de Tom Zé, Tropicália Lixo Lógico, pelo próprio. Mallu aparece na quarta faixa do álbum, “O Motobói e Maria Clara”, lançado em 2012.

Criolo e Tulipa Ruiz

Tudo Tanto, o segundo álbum de Tulipa Ruiz, contou com a participação de Criolo, na faixa Víbora.

A canção se destaca no trabalho, pois além da co-autoria do rapper paulistano, ela é bem diferente das outras músicas do disco. Dá uma olhada.

Nação Zumbi e Mundo Livre S.A.

No ano passado, as bandas pernambucanas uniram forças no álbum Mundo Livre S/A VS Nação Zumbi.

O disco traz músicas já conhecidas de ambas as bandas, mas com novos arranjos em que uma canta as músicas da outra.

Por Mariana Zoboli do Carmo

Atualizado em 17 Set 2014.