Guia da Semana

Namorador que só, Vinícius não perdia nenhuma oportunidade de xavecar uma mulher. Casou-se nove vezes, pulando de galho em galho e, muitas vezes se relacionava com várias ao mesmo tempo.

“O primeiro amor foi aos 7 anos. O nome dela era Branca. Comecei a amar Branca porque um dia, no portão de sua casa, minha mão encostou de leve em sua perna. Nunca mais esqueci essa sensação?”, conta o poeta no livro “Vinicius Sem Ponto Final”, do escritor João Carlos Pecci.

E tem mais, quando jovem, não exitava em pegar as amigas de sua irmã Laetitia. Veja algumas das mulheres que passaram por sua vida:

1. Beatriz Azevedo de Mello

De malas prontas para Inglaterra, Vinicius conhece Beatriz. Ele embarca primeiro e mesmo assim os dois se casam por procuração. Ficaram 11 anos juntos e tiveram dois filhos, Susana e Pedro.

2. Regina Pederneiras

Durante o casamento com Beatriz, o galanteador se casa secretamente com Regina. Beatriz descobre, mas perdoa o marido.

3. Lila Bôscoli

“Este é Vinícius, esta é Lila Bôscolli e seja o que Deus quiser”, foi assim que o amigo em comum Rubem Braga apresentou os dois. Da relação de 7 anos da bisneta da compositora Chiquinha Gonzaga e Vinícius, nascem Georgiana e Luciana.

4. Maria Lúcia Proença

Conheceram-se quando adolescentes e se reencontraram em uma festa quase vinte anos depois. Após um acidente de carro, Maria Lúcia, que tinha um filho, separou-se do marido e se casou com Vinicius.

5. Nelita de Abreu

Namorada de um pseudo-aluno de Vinicius, não resistiu à paixão pelo poeta. Nelita não pensou duas vezes em trocar o namorado por Vinicius e se casou com ele no alto de seus míseros 18 anos.

6. Cristina Gurjão

Na juventude levou uma paquerada do galanteador e respondeu com uma guarda-chuvada. Anos depois se derreteu pelo poeta e tiveram a quinta e ultima filha de Vinicíus, a Maria.

7. Gesse Gessy

26 anos mais nova que Vinícius, Gesse fugiu com o poeta para a Bahia. Logo começaram as brigas, Vinícius reclamava da casa e não largava o copo de uísque. Gesse se irritava e corria atrás dele com uma vassoura na mão e um tamanco em outra.

8. Marta Regina Santa Maria

Vinicius conhece a estudante de direito em um show em Punta del Este. Ela foi até o camarim do poeta e em um picar de olhos ela já estava o acompanhando em suas viagens. Eles ficaram juntos dois anos.

9. Gilda de Queirós Mattoso

A produtora cultural era 40 anos mais nova que Vinícius. Parece que de alguma forma, o poeta sabia que ela seria a última esposa e a apresentava como sua viúva “Esta é Gilda, minha viúva”. Dito e feito.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 16 Ago 2013.