Guia da Semana



Com influências do hardcore aliado a letras melódicas, a Banda Glória despontou para o sucesso em 2006. Antes do estouro comercial, o grupo vivenciou bastante a cena underground paulistana, apresentando-se principalmente na casa de shows Hangar 110. A história do conjunto começou em 2002, quando o vocalista Mi (Mauricio Vieira) deixou a banda Dance of Days para se unir ao guitarrista Yuri Nishida e montarem um novo grupo. Após alguns ajustes na formação, o Glória passou a se apresentar com Yuri na guitarra e vocais, João no baixo, Gee Rocha (atual Nx Zero) na guitarra, Rafael na bateria, e Mi nos vocais/berros.

O primeiro álbum, O Fim é Uma Certeza, foi lançado em 2005, revelando a banda como uma das apostas desse ano, além de emplacar o hit Piano Perfeito. O disco foi definido pelo próprio grupo como "rock emotivo de garagem" - influenciado pelo gênero screamo (que reúne o peso do hardcore punk, misturado a batidas rápidas, guitarras harmônicas e por conter muitos gritos seguidos por vozes melódicas normais). Nessa época, já sem a presença de Yuri (substituído por Thiba), eles lançaram o single Ela e a Tempestade, com Gee nos vocais, e foi um tremendo sucesso. A próxima música de trabalho foi Asas Fracas, novamente bem aceita pelo fãs.

Em meados de 2006, foi lançado o segundo CD, Nueva, tornando o clipe da canção Janeiro de 2006, como a música carro-chefe desse trabalho, além de chegarem ao topo das listas de sites de MP3 brasileiros. No mesmo ano, Gee percebeu que não conseguiria ser o guitarrista de duas bandas e optou por continuar somente com o Nx Zero. Em seguida, Thiba e Rafa também abandonaram o conjunto. Os três músicos foram substituídos por Elliot Reis (vocais), Peres Kenji (guitarra) e Fill (bateria). A partir dessa formação, o grupo adquiriu maior reconhecimento, e também a produzir shows impecáveis. No ano seguinte, foram eleitos pelo site Zonapunk como a melhor banda nacional independente. No final de 2007, após apresentarem a letra da canção Anemia, no Jornal da MTV, conquistaram novos fãs.

Em 2008, mais dois prêmios pelo Zonapunk, dessa vez de melhor show e melhor comunidade do Orkut. No mesmo ano, depois de abrirem um show da banda Fresno, no Espaço das Américas, em São Paulo, foram convidados pelo renomado produtor Rick Bonadio a assinar um contrato pela gravadora Universal Music. Bonadio ficou impressionado com a resposta do público ao ouvir as músicas Verdades, Asas Fracas e Anemia. No início de 2009, chegou às lojas o álbum que levou o nome da banda, e trouxe o single Minha Paz - mostrando ao público um novo estilo, diferente dos discos anteriores.

No final do mesmo ano, o clipe da faixa Agora é Minha Vez, seguido do vídeos de Tudo Outra Vez e Vai Pagar Caro Por Me Conhecer, ambos lançados em 2010. Em outubro, o grupo tocou no palco principal do festival de sustentabilidade SWU, na mesma noite que nomes consagrados, como Queens of the Stone Age e Pixies. Na MTV, a banda reconheceu a importância de Lady Gaga para o cenário mundial e fez uma versão rock and roll do hit da cantora Bad Romance, que virou videoclipe, gravado no programa da mesma emissora, Acesso MTV. Em abril de 2011, o vocalista Mi informou no fotolog da banda a saída do baterista Fil, em seu lugar entrou Eloy Casagrande. Ainda no mesmo mês o Rock in Rio anunciou o Glória como banda de aberura do Dia do Metal, ao lado dos grupos Metallica, Motorhead e Slipknot.


Foto: Divulgação / Luringa - Myspace oficial
Myspace oficial: http://www.myspace.com/musicgloria

Atualizado em 1 Dez 2011.