Guia da Semana

O Dia das Crianças está aí e o nosso time já entrou no clima! Pensando que todos aqui gostam de música, e que gostam de influenciar os outros com o seu gosto, decidimos que ninguém melhor que nossos próprios descendentes para serem "doutrinados" por nós. Por isso, cada um da redação do site pensou e decidiu as bandas e artistas que vai apresentar para o seu filho.

+ Veja nosso especial de Dia das Crianças
+ Saiba os shows que rolam nessa semana em SP

Confira:

Leonardo Paladino - Kings Of Convenience


A banda que eu vou apresentar para os meus filhos é o Kings of Convenience, um duo de indie folk da Noruega composto por Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe. Eles fazem um som com melodias delicadas, vozes calmas e solos de guitarra/violão complexos e sutis. O último disco de estúdio deles é oDeclaration of Dependence, de 2009.

Rodrigo Guarizo - Nickelback


Se tem uma banda que quero que os meus filhos tenham contato e vou apresentar para eles com certeza é o Nickelback. Eles representam o melhor do country rock canadense, e como pretendo criar meus pequeninos no Canadá, acho que uma boa forma de introduzi-los a cultura local é apresentando uma das melhores bandas que existem por lá.

Luísa Venter - AC/DC


Como não apresentar AC/DC para os meus filhos? Sinônimo de rock and roll, a banda australiana é uma lenda! Não há geração que não se apaixone pelos álbuns lançados pela banda, que já vendeu mais de 150 milhões de cópias pelo mundo. É preciso ouvir tudo, de T.N.T. a Rock N' Roll Train, já que é impossível escolher uma só música.

Leila Vieira - Michael Jackson


Eu poderia apresentar algumas das minhas bandas favoritas no momento, mas vou ficar com um clássico. Apesar de não ser “da minha época”, apesar de não ter vivido e visto o auge de sua carreira, o artista que vou mostrar para os meus filhos é o Michael Jackson. Os motivos? Os mais clássicos (e talvez óbvios)possíveis: é considerado o rei da música pop, tendo uma carreira que começou quando ele tinha apenas oito anos de idade; possui hits que perduram e passam por gerações como Thriller, Bad e Beat it e quebrou diversos records como turnê mais assistida e álbum mais vendido de todos os tempos (Thiller). Não só por números e histórico farei meus filhos ouvirem Michael Jackson. Quero vê-los divertirem ao som de músicas que também me fizeram dançar antes mesmo de aprender a falar.

Gisele Hammerschmitt - Britney Spears


Por que eu apresentaria Britney para meus filhos? Porque eles devem aprender desde cedo que o mundo das divas pop terá pra sempre uma princesinha! It's Britney Bitch!

Edson Castro - Molejo


Se anos atrás, ouvir o grupo de pagode podia ser motivo de vergonha, hoje Anderson Leonardo e sua turma ganharam ares cult. Há quem diga até que Molejo é melhor que Beatles, mas acho que isso é dar muita moral para os meninos de Liverpool. Entre as músicas que apresentaria para meu filho estão os clássicos “Brincadeira de Criança” e “Dança da Vassoura”, canções que dá para ouvir quando pequeno mas quando o moleque crescer vai ganhar um tom a mais.

Juliana Varella - Queen


Quando eu era criança, minha avó costumava cantarolar "Bicycle Race" pela casa. Quando cresci, descobri que essa era uma música do Queen e vasculhei os CDs da minha mãe para saber tudo sobre a banda! É claro que vou apresentar esse clássico para os meus filhos!

Camila Tavares - The Cure


Eu apresentaria The Cure, The Smiths e New Order porque foram as bandas da minha infância e que me seguem até hoje, bons anos depois.

Julia Bueno - Nine Inch Nails


Eu apresentaria pros meus filhos Nine Inch Nails. Porque ela sai daquela concepção antiquada e fechada de rock que a galera tem. O rock industrial deles misura tantos elementos que você não pode ouvir só pela técnica, mas pelo feeling. E música é isso, feeling.

Marina Marques - MxPx


Apresentarei para meu filho minha banda de Punk Pop preferida da adolescência, e que continua na minha playlist até hoje, MxPx. Contarei como era a energia dos shows, que aconteciam em casas minúsculas e abarrotadas. E, quem sabe, será para ele uma porta para outras bandas ótimas, como foi pra mim.

Ju Andrade - Serge Gainsbourg

Pra não encher o saco da criança logo de primeira, uma boa pedida é Billie Holiday, Serge Gainsbourg, Édith Piaf, Etta James e por aí vai. Depois, dá pra levar um som com os Marleys passando por toda a galera do reggae já emendando um fundamento Motown. Na sequência, sintetizadores com Giorgio Moroder, New Order, Depeche Mode, Daft Punk, Cut Copy, M83 e Chromatics. Também tem rock, mas bem mais músicas brasileiras. Do luxo ao lixo. Daí ele decide o que vai querer ouvir :)

Anna Thereza - Belo


Como sou pagodeira, com certeza vou apresentar o universo do samba e pagode para os meus filhos. O cantor Belo vai ser a principal referência, já que ele é o meu cantor preferido <3

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 2 Out 2013.