Guia da Semana

Foto: Guto Kuerten/ Agência RBS


A cantora e compositora Vanessa da Mata apresentou seu disco, lançado em 2010, intitulado Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, no Floripa Music Hall, no dia 15 de abril. Com a voz límpida e letras que falam de amor e criticam o consumismo, a mato-grossense reuniu milhares de fãs.

Vanessa já tinha passado por Florianópolis em fevereiro, quando fez uma participação especial no show de Ben Harper com a música Boa Sorte/ Good Luck. No show do mês passado, o público entoou a canção do início ao fim. Aliás, essa foi a principal interação da cantora com os catarinenses em 1h20 de show.

Com uma atitude introspectiva, Vanessa interpretou as faixas do último álbum: O Tal Casal, Fiu Fiu, Te Amo, Meu Aniversário, Vê Se Fica Bem, Bolsa de Grife, As Palavras, Moro Longe, O Masoquista e o Fugitivo, Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, Quando Amanhecer e - as duas últimas, feitas em parceria com Gilberto Gil e o cantor africano Lokua Kanza, respectivamente. Os sucessos Não me Deixe Só e Ai Ai Ai deram o tom pop do show.

Vanessa subiu ao palco ao lado dos músicos Gustavo Ruiz (guitarra), Donatinho (teclados), Stephane San Juan (bateria), Maurício Pacheco (guitarra) e Kassin (baixo). Na segunda parte do show, ela interpretou dois reggaes, lembrando o início da carreira como cantora da banda Shalla-Ball em São Paulo, no início dos anos 90.

A apresentação em Floripa expressou bem o talento de Vanessa como compositora, cujas letras encantaram Maria Bethânia, e um caminho para o aprimoramento de sua performance e produção no palco. Mas essa talvez seja uma conclusão precipitada; afinal, não se pode dizer que Vanessa da Mata não tenha um estilo próprio.

Leia as colunas anteriores de Rosália Pessato

Ben Harper encantou Floripa

Ela veio... e arrasou

Alma de rapper

Quem é a Colunista: Jornalista.

O que faz: conteúdo de Santa Catarina do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa ou praia.

O que está ouvindo no rádio, mp3 e iPod: Thievery Corporation e MPB.

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.