Guia da Semana

Divulgação

Entre algumas alterações ao longo do tempo, o Oasis é formado atualmente por Liam Gallagher no vocal, Noel Gallagher na guitarra e vocal, Andy Bell no baixo e Gem Archer na guitarra. O detalhe é que na bateria está o Zak Starkey, que é também o atual baterista do The Who. E é filho do ex-beatle Ringo Starr.

Noel Gallagher

Nascido em 29 de maio de 1966, o guitarrista e vocal Noel Thomas Gallagher teve uma infância conturbada. Além da paixão pela guitarra, o jovem estava sempre envolvido em pequenos roubos, além de ser usuário de drogas.

O primeiro show foi aos 13 anos, embora sua diversão favorita era futebol. Foi jogando bola que Noel conheceu Paul McGuigan. Tony McCarroll também diz ter conhecido Noel nos gramados.

Em um show do Stone Rose em 29 de Maio de 1988, Noel conheceu Graham Lambert, o guitarrista do Inspiral Carpets. Foi esse encontro que fez eles serem amigos. Ele tentou virar o cantor da banda, mas o sonho foi não deu certo.

Em 1989, Noel se tornou um guitarrista de estrada. Anos depois, em 1991, o músico foi ao Boardwalk para ver seu irmão Liam Gallagher cantar. Uma semana depois ele se juntou à banda que daria origem ao Oasis.

Liam Gallagher

Vocalista do Oasis e irmão de Noel, Liam Gallagher, nasceu no dia 21 de Setembro de 1972 em Manchester. Quando pequeno, cantou no coral da escola.

Antes de virar um astro, costumava interpretar hits em clubes noturnos da cidade. Até que um dia entrou para a banda The Rain, formada por Guigsy, Bonehead e Tony McCarrol. Eles não tiveram muito progresso até Noel entrar no grupo.

Liam é um grande fã dos Beatles. Ele também é fã dos Sex Pistols, The Who, The Stone Roses, The Rolling Stones e Bob Marley.

Gem Archer

O guitarrista Gem Archer entrou para o Oasis logo após a saída de Paul Arthurs, a convite de Noel.

Nascido em 29 de maio de 1967, o músico também escrevia algumas músicas nas bandas que já passou, mas não foi muito bem sucedido. De acordo com críticos e fãs, a banda melhorou com a entrada do cara.

Andy Bell

Andy Bell foi para o Oasis em 1999, depois que o antigo baixista, Paul McGuigan, deixou a banda.

O rapaz também gosta de escrever melodias, mas não chegou a fazer nenhum sucesso. Antes de entrar para o conjunto, Andy já tocou em uma banda chamada Gay Dad. Além desta, ele já fez parte também do grupo Ride e Hurricane.

Zak Starkey

Filho do beatle Ringo Starr com Maureen Cox, Zak Starkey nasceu em Londres, Inglaterra.

Em 2004 Starkey começou a tocar com o Oasis, ocupando o lugar de Alan White. Embora ele tenha declarado que não quer se tornar integrante permanente da banda, o músico está em algumas turnês. Segundo um artigo da revista WEEN, o rapaz não quer abandonar o The Who e vai tocar com o Oasis somente quando a agenda permitir.

Atualizado em 6 Set 2011.