Guia da Semana

"No Pagode é!". Quem conhece o grupo Exaltasamba já ouviu esse pequeno verso e saiu sambando ao longo da música. A banda tem fãs em todo o país e lota todos os espaços por onde se apresenta. Não é pra menos. O grupo completa 25 anos de carreira em 2010 e, para comemorar, gravou o DVD Exalta 25 Anos no Estádio do Palmeiras, em São Paulo, no dia 5 de junho. Nem o frio que fez na capital no dia da gravação desanimou as 35 mil pessoas que prestigiaram a banda - que apresentou músicas inéditas, sucessos e também canções de outros artistas.

Em São Paulo mesmo!

Considerado um dos principais grupos de pagode dos anos 90, o Exalta formou-se em São Bernardo do Campo, São Paulo. Hoje, o grupo tem mais de dez discos no currículo e, com esse, quatro DVDs gravados - sendo referência para novos grupos que surgiram nos últimos anos. A formação atual conta com Péricles (banjo e vocal), Pinha (repique de mão), Thiaguinho (vocal e banjo), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã).

O cantor Chrigor fez parte do grupo até 2006, quando Thiaguinho assumiu os vocais, no lançamento do disco Alegrando a Massa. "Eu participei do FAMA ( reality show exibido na Rede Globo) e tive a oportunidade de conhecer o Exalta em um show realizado em São Paulo", conta Thiaguinho. "Isso foi logo depois da minha saída do programa. Em dezembro daquele ano, o Chrigor saiu e eles precisavam de alguém para cantar. Foi aí que me convidaram para fazer uma participação especial e, desde então, eu não saí mais".

Na época, o cantor tinha apenas 19 anos e disse que foi muito bem recebido pelos integrantes. "Eles me ajudaram musicalmente e também tiveram muita paciência comigo, porque eu estava praticamente iniciando em minha carreira, enquanto eles tinham mais de 20 anos de estrada. O Pinha, por exemplo, é o integrante mais antigo do grupo, está desde a formação", ressalta.

Foto: Fabio Nunes/Sérgio Jeronymo
O vocalista Thiaguinho durante as gravações do DVD - Exalta 25 anos

"Temos muita história para contar, mas acho que a minha entrada foi um momento muito importante para o grupo porque foi um divisor de águas e também uma renovação para a banda. Quando entrei, começou um novo capítulo para o Exalta".

Mesmo enraizados no samba, o grupo gosta de inovar e arriscar novos ritmos e instrumentos. "Sempre estamos evoluindo musicalmente e não temos medo de ousar. Somente não deixamos de lado a nossa raiz; ela sempre estará ali, fazendo parte de todos os trabalhos que realizamos", diz.

Momento único

A gravação do DVD contou com participações para lá de especiais. Regina Casé deu o ar da graça fazendo a apresentação do grupo, que subiu ao imenso palco com a Orquestra Bachiana, sob a regência do Maestro José Carlos Martins - que tocou algumas canções de sucesso da banda. A emoção de Thiaguinho ao ver aquele mar de gente foi imensa, a ponto de chorar de felicidade. "Gravar um DVD em um estádio de futebol é algo muito diferente de tudo o que já fizemos antes e é uma responsabilidade muito grande. Estamos muito felizes com isso e trabalhamos bastante para que tudo saísse perfeito".

Além de gravar sucessos da carreira, o Exaltasamba fez regravações de canções que fizeram sucesso na voz de outros cantores. "A escolha das músicas para o nosso repertório foi muito bem estudada: regravamos o sucesso É no Pagode e Falando Segredo, ambas do Art Popular; Tô Dentro e Tô Fora, de Os Morenos; e também um sucesso da MPB, Bem Que Se Quis, gravada por Marisa Monte", conta Thiaguinho.

Grande parte das canções inéditas do novo trabalho é de autoria de Thiaguinho. Entre elas, Viver sem Ti, Não Seria Justo, Caminho Sem Amor (com parceria de Cláudio Bonfim), Não Dá Mais (escrita com Pezinho e Carica), Para De Falar Tanta Besteira (ao lado do cantor Rodriguinho) e Aceita, Paixão (com Gabriel Barriga). "Eu não posso dizer que tenho um ou dois artistas para exemplificar minhas influências, porque cresci escutando samba e acho que, em minhas letras, há um pouquinho de cada cantor do gênero", conta.

Além da participação do ex-vocalista do grupo Os Travessos, Rodriguinho, em Para de Falar Tanta Besteira, o Padre Reginaldo Manzotti e o MC Catra também estiveram presentes.

Mas as surpresas da noite foram as participações da dupla Chitãozinho e Xororó e da cantora Mariana Rios, que dividiram o palco para comemorar as bodas de prata do grupo cantando Minha Razão e Viver sem Ti, respectivamente. O DVD tem previsão de lançamento em setembro de 2010, época em que o grupo sairá em turnê para celebrar com todos os fãs.

Fotos: Fábio Nunes e Sérgio Jeronymo

Atualizado em 1 Dez 2011.