Guia da Semana

Foto: Getty Images

Não fui ao VMB e também não fiquei muito impressionado com o que vi. Fresno como artista do ano, NXZero, ganhando o hit (confesso que nunca escutei a música vencedora) e Skank, com o melhor clipe. E foram poucas surpresas, mas as boas que restaram foram bem surpreendentes, como o indie de Vivendo do Ócio, a alegria de Móveis Coloniais de Acaju, que embora façam sucesso no cenário underground há algum tempo, somente agora tiveram reconhecimento nacional. Fora a premiação de melhor show para a banda Paralamas do Sucesso. Nada mais justo. Mas uma das maiores surpresas foram as novas categorias e mudanças do VMB que, aliás, deveria mudar seu nome para VMIPBI (Video Music Internet Pop Brasil Internacional). Vou explicar.

Marcelo Adnet provou mais uma vez o seu talento, embora estivesse um pouco nervoso. Também não era para menos, o maior VMB da história da MTV Brasil deixaria até o mais preparado dos apresentadores do país nervoso. Porém, acho que a MTV poderia ter usado um pouco mais a dupla Adnet e Kiabo, como foi em 2008. Ou então aproveitar o sucesso do trio Barbixas para algumas esquetes no improviso. Enfim, deixar um pouco de fora os vídeos e ficar mais ali no palco, aproveitando os talentos que a MTV ainda possui e esquecer um pouco Ronaldo, Theo Becker, etc.

Voltando à mudança do nome, o video e music não precisam de muitas explicações. O internet devido ao prêmio de melhor blog e twitter. Pop, por causa da mistura de cultura, estilos. Brasil, porque acontece aqui. E internacional... bem, internacional é o problema. Melhor artista internacional? Será que o vencedor iria mesmo aparecer para receber o prêmio? Aliás, o pessoal do Franz Ferdinand não sabia nem que estava concorrendo, deixando o Leo Madeira em saia justa na entrevista, quando ele perguntou se eles estavam ansiosos pelo prêmio. Deu Britney Spears. E por fim: terminar a festa com um show de uma banda gringa, não é valorizar o que temos por aqui, não é mesmo? Tantos artistas bons, músicos sensacionais e ainda precisa recorrer ao exterior para valorizar a festa? Eu penso da seguinte forma: será que os Estados Unidos colocariam um artista Brasileiro para encerrar VMA? Acredito que não. Agora, só resta esperar o VMB10.

Quem é o colunista: Fernando Segredo.

O que faz: Redator Publicitário.

Pecado gastronômico: Comida italiana ou japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Os lugares que ainda não conheci.

O que está escutando em seu mp3, iPod ou no carro: Dave Matthews Band, João Gilberto, Vanessa da Mata

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.