Guia da Semana



Os paraibanos do grupo Cabruêra estão na estrada desde 1998, quando quatro alunos da Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande, decidiram unir seus gostos musicais. O som deles é uma mistura do tradicional cancioneiro da Paraíba às batidas da música eletrônica. Com quatro discos lançados: Cabruêra (2000), Samba da Minha Terra (2004), Sons da Paraíba (2005) e Visagem (2010), o quarteto está fazendo a diferença na atual música regional brrasileira.

A banda, formada pelos músicos Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo) e Leo Marinho (guitarra), também conquistou seu espaço no exterior, onde já se apresentou em diversos festivais, entre eles Midem (França), Roskilde (Dinamarca), Popkoom (Alemanha), Womad (Itália) e Montreux Jazz Festival (Suíça). Em 2002, o grupo integrou a trilha sonora do filme Dois Perdidos Numa Noite Suja, de José Joffily, baseado na peça homônima de Plínio Marcos, pelo qual conquistou o Kikito de Melhor Trilha Sonora, no Festival de Gramado, no mesmo ano.

Em 2005, o álbum Samba da Minha Terra ganhou lançamento mundial pela gravadora alemã Piranha Records. No ano de 2008, a banda participou do especial sobre o músico Luiz Gonzaga, no programa da Rede Globo, Som Brasil. Em 2010, eles assinaram a trilha do longa Utopia e Barbárie, de Sílvio Tendler. Ainda no mesmo, participaram do festival Liverpool Sound City, na Inglaterra. Atualmente, eles estão em turnê para divulgação do álbum Visagem, que foi realizado via seleção pública do Programa Petrobras Cultural e produzido pelo percussionista João Parahyba - e pode ser baixado gratuitamente no site da Overmundo.


Foto: Divulgação

Site oficial: http://www.cabruera.com.br/

Atualizado em 6 Set 2011.