Guia da Semana

Camera Obscura: muito além das influências do Belle & Sebastian


Tracyanne Campbell, vocalista da banda escocesa Camera Obscura, não se sente muito à vontade quando o assunto são seus conterrâneos mais célebres, o Belle & Sebastian. Ainda que descarte comparações mais profundas, Tracyanne não pode negar que o grupo de Stuart Murdoch - seu ex-namorado - é uma fonte de inspiração crucial para seus três álbuns. Tanto a veia indie como o interesse pelo folk sessentista, alicerces fundamentais na obra do Belle & Sebastian, marcam a trajetória do conjunto formado em Glasgow, em 1996.

Novo álbum da banda
Em Let´s Get Out Of This Country, trabalho mais recente do sexteto, a sensibilidade das melodias aflora intensamente. Acompanhadas de belos arranjos de cordas, canções como Come Back Margareth e Lloyd, I´m Ready To Be Heartbroken provam a versatilidade do grupo, que ainda permeia suas músicas com incursões de acordeão e metais. Tears For Affairs, faixa mais pungente do disco, revela o canto contido e quase indiferente de Tracyanne.

Sem soar excessivamente amargas, mas conservando uma ponta de melancolia, as canções de Let´s Get Out Of This Country versam sobre abandono, corações partidos, solidão e temas delicados. Entretanto, em If Looks Could Kill, a banda deixa transparecer um momento mais descontraído, flertando com um ritmo dançante.

A vocalista Tracyanne Campbell


Pupilos ou apenas influenciados pelo som do Belle & Sebastian, o Camera Obscura mostra-se uma banda mais madura em seu novo disco. Trilhando o caminho que grandes nomes da música escocesa já percorreram, caso dos consagrados Teenage Fanclub e The Jesus And The Mary Chain, o sexteto tem conquistado uma identidade própria, consolidada em Let´s Get Out Of This Country.

Atualizado em 6 Set 2011.