Guia da Semana

Foto: Divulgação


A música sertaneja é um estilo considerado herdeiro da música caipira, em que as modas de viola falavam de amor, ilusões e tristezas. O que muitos associam é que sertanejo só é sucesso graças às duplas que venderam milhões de discos e possuem fãs fiéis, sempre presentes em seus shows.

Mas um garoto de apenas 18 anos está mudando esse "padrão" de que somente as duplas optam pelo gênero. Sendo um cantor solo, vindo de Mato Grosso do Sul, Luan Santana lançou seu primeiro DVD ao vivo em 2009, e passou a fazer shows por todo o país.

Desde cedo

O artista nasceu em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), em 1991. Com três, já mostrou seu interesse pela música sertaneja, principalmente canções clássicas como Chico Mineiro e Cabocla Tereza. Ganhou um violão de presente do pai, como incentivo para aprender ainda mais a tocar e a cantar.

Aos 14 anos, fez uma pequena apresentação em sua cidade natal. No repertório, estava a canção Falando Sério, letra de sua autoria que, mais tarde, foi regravada por diversas duplas, entre elas João Bosco e Vinícius. "Essa música é muito importante para a minha carreira, tanto pelo fato da letra ser minha, mas também por outros cantores de sucesso colocarem ela em seus repertórios e ela estourar nas paradas sertanejas", diz Luan, que procura se espelhar em histórias do cotidiano ou dos amigos e familiares para escrever suas canções.

Foto: Divulgação/Site Oficial


Primeiro show profissional e discos

Esse simples show, que teve a presença de amigos e familiares, foi registrado e publicado no Youtube, recebendo milhares de acessos. Em 2007, com apenas 16 anos, Luan subiu ao palco fazendo sua primeira apresentação profissional, em Bela Vista, também em Mato Grosso do Sul.

O show, além de render mais apresentações em outras cidades, também marcou o início dos preparativos para o primeiro disco do cantor, que leva seu nome, lançado em 2008. Algumas canções que estão nesse disco são Chocolate e Sufoco. Com esse trabalho, Luan foi convidado para fazer um show na tradicional Festa de Peão de Barretos, no mesmo ano.

Destaque nacional

O reconhecimento do público veio com o lançamento de seu segundo disco Tô de Cara, com quatro canções de sua autoria, além de diversas composições de Sorocaba, que forma dupla com Fernando. Foi com esse disco que as canções Meteoro e Tô de Cara se destacaram no cenário sertanejo nacional e fez com que o cantor começasse a conquistar seu espaço. "Eu já conhecia a dupla, somos muito amigos, e os dois me motivaram, e muito, para eu seguir essa carreira", conta.

Foto: Divulgação


A grande chance veio em novembro de 2009, quando o cantor lançou seu primeiro DVD. Luan Santana - Ao Vivo foi gravado em sua cidade natal e reuniu cerca de 85 mil pessoas. "Ficamos cerca de um ano para prepararmos esse trabalho, com uma escolha bem minuciosa do repertório que é composto por canções de minha autoria, de Sorocaba, além de regravações como Aqui é o seu Lugar (do grupo Rapazzola) e a moda A Loira do Carro Branco (letra de Paraíso e Jesus Belmiro)". No mesmo mês, Luan Santana se apresentou ao lado da dupla Zezé di Camargo e Luciano, no programa da Hebe. Além de divulgar seu trabalho, ele cantou ao lado da dupla a canção Muda de Vida.

Sucesso tão novo

Algo que o cantor não esperava era atingir o sucesso que tem em tão pouco tempo. "Desde criança eu sonhava com isso, mas sempre achei que a maioria dos artistas faz sucesso entre 20 e 25 anos e eu não imaginava que teria esse sucesso todo com apenas 18 anos, porque não há gente da minha idade nesse cenário. Acho que é até por isso, por eu ser mais novo, que desperta a curiosidade das pessoas que vão assistir aos meus shows e verem como é", analisa.

O que também chama a atenção na carreira de Luan Santana foi ter optado por seguir sozinho, e não em dupla. "Acho que ser um cantor solo foi outro diferencial para a minha carreira. Então eu busco sempre inovar e dei um outro segmento para o sertanejo. O legal é que eu fui o primeiro e o que vier agora, e se for parecido com meu trabalho, pode ter sido influenciado por mim", disse o cantor que, se não estivesse na carreira musical, faria faculdade de Biologia.

Foto: Divulgação/Site Oficial


Fãs e projetos

Além de levar o som para jovens de todo o país, o cantor também cativa outras idades. "O meu público não é somente de universitários, pois a galera que frequenta vai desde adultos até crianças. É um show bem família". O cantor tem uma relação bem próxima com seus fãs graças à internet que contribuiu, e muito, para seu sucesso. Além disso, Luan Santana está chegando nos 200 mil seguidores no twitter.

Como o DVD foi lançado em novembro do ano passado, 2010 é o ano em que o cantor separou para focar na divulgação do seu trabalho, com planos para projetos somente para o próximo ano.

Atualizado em 1 Dez 2011.