Guia da Semana

Divulgação

Muitos consideram o Oasis herdeiro direto dos Beatles. O grupo teve o início oficial em agosto de 1991, quando Liam Gallagher entrou para o grupo Rain, se juntando aos músicos Paul Arthurs (guitarra), Paul McGuigan (baixo) e Tony McCarroll (bateria). Noel Gallagher, irmão de Liam, viria um pouco depois, no entanto sua atuação se restringiu ao cargo de roadie. Na época, Noel garantiu aos futuros companheiros que se fizesse parte da banda, e ficasse responsável pela autoria das músicas, tornaria o conjunto um dos nomes mais famosos no cenário pop/rock.



O primeiro trabalho, Definitely Maybe, recebeu o título de melhor álbum Britânico de todos os tempos pela revista Q Magazine, em 2004. Nele constava o single Live Forever, que rapidamente alcançou o Top 10 no Reino Unido.

Seu segundo disco, (What´s the Story) Morning Glory, tornou-se o mais vendido na Inglaterra em todos os tempos. Só no ano de 1996 vendeu 18 milhões de cópias. Foi esse o álbum que os transformou em estrelas internacionais. Wonderwall, Don´t Look Back In Anger e Some Might Say são alguns dos hits que alcançaram o número um da TOP 10 britânica.

Em 1997, a banda recebeu a primeira indicação ao Grammy como melhor vocal rock para Noel Gallagher e melhor canção com Wonderwall. Dois anos depois, o grupo foi indicado novamente para melhor clipe com All Around the World.

Em setembro de 2004, foi lançado o DVD Definitely Maybe, comemorando uma década de sucesso da banda. Atualmente, trabalham com o mais recente CD, Don´t Believe The Truth, lançado em 2005. Com o álbum, o grupo chegou ao primeiro lugar na parada de sucessos do Reino Unido e foi o disco inglês mais comercializado no Japão. Em todo o mundo vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Atualizado em 6 Set 2011.