Guia da Semana

Foto: Divulgação


Filho de imigrantes italianos, João Rubinato nasceu em agosto de 1910, em Valinhos, interior de São Paulo. Algumas décadas depois, sob o nome artístico de Adoniran Barbosa, ele se tornaria um dos nomes mais importantes da história da música brasileira. Responsável por moldar o ritmo que hoje é conhecido como o samba paulista, Adoniran ainda é referência em termos de texto e musicalidade para compositores de diferentes locais e estilos.

Foto: Divulgação


Em dezembro do mesmo ano, na Vila Isabel, subúrbio carioca, a professora Martha de Medeiros Rosa dava à luz Noel de Medeiros Rosa. Foi um parto difícil, que acabou causando o afundamento da mandíbula do menino. Mais tarde, o ferimento se tornaria uma das marcas registradas de Noel Rosa, nome fundamental na história da música popular brasileira. Responsável pela legitimação do samba do morro no asfalto e por emprestar novos ares ao ritmo, Noel é influência assumida de figuras como Chico Buarque, Paulinho da Viola e outros sambistas - contemporâneos ou não.

Em homenagem ao centenário de nascimento desses dois compositores fundamentais para a música brasileira, o Guia da Semana selecionou discos e livros para quem quer conhecer melhor a vida e a obra desses sambistas.


Arte: Fernando Kazuo


Arte: Fernando Kazuo

Atualizado em 6 Set 2011.