Guia da Semana


No ano de 1994, Fernando Catatau deixa Fortaleza e sua banda Companhia Blue para se lançar na selva de pedra paulista, na companhia do guitarrista de blues Dany Vincent. Passa dois anos em processo de observar, absorver e compor, no trânsito entre Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo e decide montar a banda Cidadão Instigado em 1996.

O primeiro disco saiu em 2001, sob o título de Ciclo da Decadência, pelo selo Instituto, um coletivo de amigos e músicos como Ganjaman, Rica e Tejo. O álbum representou um registro de toda a trajetória de Catatau desde 1994, motivo do músico se saturar com o Cidadão e montar um projeto intitulado Método Tufo de Experiências. Ele fez algumas apresentações, cada vez, com turmas diferentes e no final resolveu juntar tudo e iniciar os trabalhos de uma nova fase do Cidadão Instigado, quando declarou tentar ser "o mais verdadeiro possível" no processo de criação.

O elogiado CD Cidadão Instigado e o Método Tufo das experiências saiu em 2005, também pelo Coletivo Instituto e uma parceria do selo Slag. O grupo passou a chamar a atenção da grande mídia até se associar a uma nova corrente dentro da MPB. Fernando Catatau levou o título de melhor compositor de música popular brasileira de 2005 pela Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, e a banda ganhou prêmios de Melhor Música no VI Prêmio Uirapuru.

Formado por Fernando Catatau (voz, guitarra e teclados), Regis Damasceno (guitarra, violão e vocal), Rian Batista (baixo e vocal), Clayton Martin (bateria acústica e eletrônica) e Kalil Alaia (técnico de som), o Cidadão Instigado sobe aos palcos do Brasil com personalidade forte e ritmos peculiares que não deixam o esqueleto ficar parado.

Trata-se de uma fusão que seria possível apenas no berço cultural brasileiro, que vive no rock e passeia pelas quadras do experimentalismo, romantismo, melancolia e ironia, na sofisticada busca pela simplicidade. Em setembro de 2006, a trupe se lançou ao Velho Continente para uma mini-turnê europeia. Em 2009, o grupo gravou o disco Uhuuu!, que trouxe os hits Escolher Pra Quê? e Contando Estrelas. Atualmente, eles estão em excursão pelas principais capitais brasileiras, mantendo contato com o melhor da safra da música alternativa.

Foto: Divulgação / Patrícia Araújo
Site oficial: http://www.cidadaoinstigado.com/

Atualizado em 1 Dez 2011.