Guia da Semana

Mais um Dia dos Namorados se aproxima. A data é celebrada por casais de todo o país que aproveitam para aumentar ainda mais a chama da paixão. E a música, claro, ajuda nesse aspecto.

+ Página especial Dia dos Namorados
+ Presentes para o Dia dos Namorados
+ Restaurantes em SP para o Dia dos Namorados

Os namorados sempre têm sua música, álbum, banda ou cantor prediletos. O Guia da Semana também tem os seus e decidiu fazer um TOP 5 álbuns românticos para ajudar os pombinhos na hora da trilha sonora.

Tem para todos os gostos: MPB, pop, indie, folk, soul... Tome nota e se prepara pro romance:

Clube da Esquina, Milton Nascimento e Lô Borges, lançado em 1972


Nascido em Minas Gerais, o Clube da Esquina encantou o Brasil no início da década de 1970. Encabeçado por Milton Nascimento, Lô e Marcio Borges, Wagner Tiso e mais uma porção de músicos extremamente talentosos, o coletivo lançou seu álbum de estreia, Clube da Esquina, em 1972. O LP, duplo, é considerado um dos mais importantes da história da MPB. O disco, com letras e melodias lindas e tocantes, traz clássicos como “O Trem Azul”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” e “Paisagem da Janela”.

Let’s Get It On, Marvin Gaye, lançado em 1973


Marvin Gaye é o mestre da sedução. O norte-americano, uma das vozes mais importantes da soul music em todos os tempos, lançou o seminal Let’s Get It On em 1973. A faixa-título ainda é lembrada por muitos como a canção mais sexy de todos os tempos. O álbum, cheio de letras eróticas e referências ao sexo, ainda emplacou os hits “”You Sure Love To Ball” e “Come Get To This”.

O Último Romântico, Lulu Santos, lançado em 1987


Um dos grandes hitmakers brasileiros em todos os tempos, Lulu Santos surgiu e viveu seu auge na década de 1980. E em 1987, o carioca lançou O Último Romântico, sua primeira coletânea. O álbum é um compilado de sucessos e traz clássicos como “De Repente Califórnia”, “Tempos Modernos” e “Um Certo Alguém”. Para quem gosta de música pop feita no Brasil, O Último Romântico é a melhor pedida para o Dia dos Namorados.

Roberto Carlos, Roberto Carlos, lançado em 1971


Ninguém fala de amor como Roberto Carlos. E em 1971 o Rei lançou um de seus mais aclamados álbuns. Mais conhecido como Roberto Carlos 1971, o trabalho é um dos mais bem-sucedidos da carreira do cantor nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no interior do Espírito Santo. “Detalhes”, um dos maiores sucessos do Rei, abre o disco, que também conta com “Traumas”, “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”, “Amada Amante” e muitos outros.

Sea Change, Beck, lançado em 2002


Sea Change
é o capítulo mais melancólico da carreira do norte-americano Beck. Gravado durante seu processo de divórcio, o álbum traz uma sonoridade sombria e triste, muito diferente de tudo que o músico fez e faria ao longo de sua trajetória musical. Enraizado em elementos do folk, Sea Change é todo voz e violão e transpassa um sentimento de tristeza que cativa e emociona. “Golden Age” é o grande sucesso do trabalho.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 13 Jun 2013.