Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

Clareza de sons

Fechar os olhos ao escutar uma canção, pode fazer com que você a entenda melhor.



Quando comecei a fazer aulas de música, reparava que meu professor sempre fechava os olhos na hora de fazer algum acorde com uma sonoridade diferente. Ou então quando eu levava alguma música que gostaria de tocar, ele colocava os fones de ouvido e fechava os olhos. Percebi que isso era uma prática feita por mais pessoas, não somente pelo meu primeiro professor de música. Percebi também que mais tarde, quando cresci, comecei a fazer o mesmo: fechava os olhos para escutar uma boa música.

A boa música pode surgir em qualquer lugar. Pode ser o som do vento batendo em uma árvore, fazendo suas folhas secas caírem no chão. Ou uma pedra sendo atirada na lagoa. Mas ela pode surgir das aves cantando, do barulho do pneu do carro na estrada de terra, da gota de chuva que cai no telhado. A boa música pode surgir do ronco dos motores, das buzinas frenéticas e sem ritmo. Aparece sem mais nem menos e sempre na medida exata que precisamos.

Fechar os olhos na hora de escutar um som nada mais é do que aguçar esse sentido, fazendo com que ele fique ainda mais puro. Assim, o som passe de forma verdadeira para dentro do corpo. É esse o momento que nos leva a imaginar, sair de si e deixar as notas fluírem naturalmente. É quando escutamos todos os instrumentos, a respiração do vocalista, a palheta na guitarra, a baqueta no tambor. É quando percebemos os sons leves e delicados, quase imperceptíveis a "ouvido nu".

É assim que eu faço quando escuto alguma banda nova, algum cd novo. Fecho os meus olhos e me concentro. Repito, aumento o som, abaixo. E foi assim que fiz ao escutar No mesmo lugar de sempre, o primeiro álbum de Stenio Moura. Um disco composto na cidade de São Paulo - que da metrópole leva apenas a inspiração para as letras, já que os arranjos e harmonias nos levam para outro estado -. Violões se misturam com percussão e cordas, criando uma atmosfera relaxante e, ao mesmo tempo, muito simples. Este é apenas o primeiro trabalho de Stenio, que logo de cara eu comprei de olhos fechados.

Leia as colunas anteriores de Fernando Segredo:

Capixaba!

Mês de lembranças


Desde cedo

Quem é o colunista: Fernando Segredo.

O que faz: Redator Publicitário.

Pecado gastronômico: Comida italiana ou japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Os lugares que ainda não conheci.

O que está escutando em seu mp3, iPod ou no carro: Dave Matthews Band, João Gilberto, Vanessa da Mata

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows

Trocas do Rock in Rio Card começam nesta quarta-feira (6); saiba mais!

Shows