Guia da Semana
Shows
Por Rafaela Piccin

Conheça o reggae além de Bob Marley

Bob é a maior referência do gênero, mas não deixe de conhecer outros artistas tão talentosos quanto.

Jimmy Cliff também é um dos grandes nomes do reggae (Divulgação)

O reggae é um estilo posterior ao ska e ao rocksteady, mas é intermediário ao dois quando os comparamos em relação ao tempo. O ska é o mais rápido, enquanto o rocksteady é bem devagar; o reggae, por sua vez, também enfatiza o tempo fraco, mas diferencia-se pelo compasso e linhas de baixo complexas.

+ Veja os shows que acontecem nessa semana em SP
+ Conheça nossa lista de bandas femininas

Não restam dúvidas de que o ícone deste estilo é Bob Marley que, mesmo após mais de 30 anos de sua morte é largamente lembrado por sua filosofia de vida e sua música. Porém, não só de Bob se faz reggae. Há muitos outros artistas que merecem destaque neste meio, e o Guia da Semana selecionou sete deles para mostrar o reggae além de Bob Marley.

Confira nossa lista:

 

The Pioneers - Long Shot (Bus Me Bet)

Esta é considerada a primeira canção de reggae da história, lançada em 1967. As mudanças do rocksteady para o reggae foram graduais, mas nesta faixa já se nota a maior tendência para o segundo estilo. No ano seguinte foram gravadas as primeiras músicas do gênero: "Nanny Goat", de Larry Marshall, e "No More Heartaches", dos Beltones. 

  

Johnny Nash - Hold Me Tight

Agradeça a Johnny Nash, pois foi ele quem trouxe o reggae para a América e, assim, fez com que o gênero se popularizasse por aqui também. "Hold Me Tight" é o maior hit do cantor, que estourou em 1968. 

 

Desmond Dekker - Fu Manchu

Desmond foi o primeiro artista jamaicano a ser considerado uma lenda do reggae. Seus maiores sucessos foram "Israelites" e "007 (Shanty Town)". Seu nome já foi mencionado em canções de outras bandas famosas, como os Beatles, em "Ob-La-Di, Ob-La-Da", Rancid, Frank Black, entre outros. 

 

Jimmy Cliff - Reggae Night 

Jimmy Cliff é outra grande referência no reggae. Quem nunca ouviu e cantou Reggae Night? Confira o clipe, que é da década de 80.

 

The Abyssinians - Satta Massagana

O trio também é jamaicano e foi fundado em 1968 por Donald Manning, Bernard Collins e Linford Manning. O nome do grupo é originário do país Etiópia, cujo nome antigo era Abissínia. 

 

Black Uhuru - Guess Who's Coming To Dinner

A banda foi criada em 1977 e, 8 anos depois, em 1985, foi vencedora do Grammy na categoria reggae, quando esta foi introduzida na premiação. Além deste sucesso, outros são "Sinsemilla", "Solidarity", e "What Is Life?", entre outros.

 

Ini Kamoze - Here Comes The Hotstepper

Um clássico dos anos 90! O nome verdadeiro de Ini Kamoze é Cecil Campbell, natural da Jamaica. Este sucesso rendeu a liderança no EUA Billboard Hot 100 chart, além de nº 1 na Austrália e Nova Zelândia, e o nº 4 nas paradas de cantor solo no Reino Unido.


Por Rafaela Piccin

Atualizado em 27 Out 2013.

Mais notícias

Rock in Rio 2019: venda dos ingressos para público geral começa nesta quinta-feira, 11 de abril; saiba mais!

Shows

Tudo que você precisa saber para curtir o Lollapalooza 2019

Shows

Lollapalooza Brasil 2019: dicas preciosas para curtir o festival ao máximo

Shows

Sandy e Junior anunciam mais dois shows extras em São Paulo em Outubro; saiba mais!

Shows

Álbum "Kisses", da Anitta, é divulgado; Assista a todos os clipes – e entenda cada um deles

Shows

Mais de 12 shows imperdíveis em São Paulo em abril de 2019

Shows