Guia da Semana

A Copa do Mundo já está batendo na nossa porta e você já sabe tudo sobre as seleções participantes. Mas vem cá, musicalmente falando, você conhece os grandes nomes dos países participantes do evento?

+ Fique por dentro das curiosidades da Copa do Mundo no nosso canal especial
+ Ouça cinco músicas inesquecíveis sobre futebol
+ Veja os cinco melhores filmes sobre futebol

Alemaanha, Portugal, Gana e EUA fazem parte do Grupo G, e você desbrava musicalmente este países logo abaixo.

Grupo G

Alemanha

Bach, Beethoven, Handel, Brahms, Schumann. Estes e tantos outros compositores clássicos não precisam ser citados nesta lista, eles precisam mesmo é estar na sua mente desde sempre, pois música boa não se nega. E por mais que o Modeselektor também não seja lá uma novidade (eles estão juntos desde 1996), é deles que vamos falar agora. Ecléticos, não é fácil dizer o que eles fazem, transitam do glitch ao house e do hiphop ao electro com a mesma facilidade que vão do Techno para a IDM. O que impressiona neles não está apenas no som, suas apresentações contam com projeções e que realçam as batidas e fazem com que suas apresentações sejam impressionantes. Ouça/veja:

Portugal

Vamos para já com esse lance de dançar o vira, de Roberto Leal, de bate o pé e tudo mais. Portugal não é só isso, não, ok? Carminho é o nome de uma das novas estrelas do fado, ritmo português que recebeu uma nova roupagem com a geração da qual a cantora faz parte. Com dois álbuns lançados e várias colaborações, ela é o que há de bom na terrinha.

Gana

Sarkodie é um dos vários rappers de sucesso em Gana. Cantando tanto em inglês quanto em idiomas locais, ele está na ativa desde 2007e coleciona prêmios. Com três álbuns lançados, sendo o primeiro, de 2009, o mais impactante, Michael Owusu Addo (seu nome de batismo) promete ter uma carreira longa e vitoriosa.

Estados Unidos da América

A parte mais difícil de indicar um artista por país, seja ele novo ou velho, é quando chegando em um país como os Estados Unidos da América, com sua efervescente cena musical e sua produção sempre crescendo. Poderíamos indicar milhares de bandas, mas, da mesma forma que fizemos na Grécia, aqui iremos indicar uma banda de black metal. O Deicide existe desde 1987 e, desde então, vem rasgando bíblias por onde passa. O significado do nome da banda, inclusice, é “aquele que tem interesse em matar Cristo”, em Latin.

Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 9 Abr 2014.