Guia da Semana


Considerada a banda de eletrorock mais importante da Noruega, o Datarock iniciou suas atividades em meados dos anos 2000, após a explosão mundial do disco punk. Formada inicialmente pelos músicos e produtores Fredrik Saroea e Ketil Mosnes, o grupo utiliza muito do som dos anos 60 e 70, além da fase punk anos 80.

Com três EPs lançados e um relativo sucesso, os noruegueses apostaram na gravação do primeiro álbum, Datarock Datarock, distribuído por seu próprio selo, YAP. O trabalho foi bem recebido pela crítica e público, principalmente no Reino Unido, centro de onde tudo acontece na cena eletrônica. O single Computer Camp Love foi o carro-chefe do disco, conquistando o 88º lugar na lista das 100 melhores músicas de 2007 da Revista Rolling Stone. Outro destaque desse CD foi a faixa Fa-Fa-Fa, que utilizada na trilha de um comercial da Coca-Cola.

Ainda em 2007, veio o EP See What a Care, seguido do segundo álbum, Red, lançado em 2009 - considerado um trabalho menor, mas que trouxe influências de grupos eletrônicos do final dos anos 80, como o britânico Happy Mondays, além do pop rock escrachado dos americanos do Devo.

Atualmente, o Datarock figura entre os maiores nomes dos festivais de música eletrônica do planeta. A banda já se apresentou pelo Brasil algumas vezes, pisando novamente por aqui em março de 2011, para uma apresentação na casa de shows alternativa Estúdio Emme, em São Paulo.


Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://california.datarockmusic.com/

Atualizado em 6 Set 2011.