Guia da Semana

Foto: Sueliton Lima


A banda de hardcore capixaba Dead Fish completa 20 aninhos em 2011. Na ativa desde 1991, a banda passou por todas as fases dentro e fora do underground.

Passaram da independência a até uma semi grande gravadora quando assinaram com a Deck Disk. Tiveram até clipes na MTV, mas sempre se mantiveram fiéis ao estilo engajado e direto, como o punk rock tem de ser.

Uma ótima iniciativa para "comemorar" esses 20 anos partiu da própria banda: organizar arrecadações beneficentes em todos os shows. Não entendeu? A nota oficial explica, então:

"Em 2011, todos os shows do Dead Fish serão arrecadatórios de donativos para instituições e movimentos em que acreditamos. Em cada cidade, procuraremos com antecedência algumas destas instituições e faremos as arrecadações de acordo com as necessidades de cada local. As doações não serão obrigatórias, leva quem puder e quiser, mas seria ótimo que as pessoas passassem a adquirir o hábito de levar donativos em todos os shows do Dead Fish.

Não fazemos isso porque somos bonzinhos e humildes. Muito pelo contrário: isso tudo faz parte do nosso desejo de pedir demissão individual, como pessoa, ser humano em si, do pacto federativo brasileiro, e da certeza de que não precisamos de um Estado tão corrupto e tão omisso para nossas vidas. É quase um exercício de auto-suficiência, nada assistencialista ao nosso ver"

A nota foi publicada em todos os meios de comunicação oficial da banda. Não se espera salvar o planeta com pequenas ações, mas é de ótimo grado que cada um se movimente pelo menos um pouco, já que o tal hardcore é tão falado por ser engajado e consciente.

No show em Cascadura, no Rio de Janeiro, do dia 4 de fevereiro, foram arrecadados produtos de limpeza e higiene pessoal, para ajudar as vítimas das chuvas que castigaram muitas cidades do Rio.

Espero que as pessoas percebam que não precisam esperar que as ideias, ações ou incentivos partam de "ídolos". Todos deveriam ter a noção de que podemos, por nós mesmos, ajudar.

Leia as colunas anteriores de Thiago de Oliveira:

Ozzy Osbourne de volta ao Brasil

Sublime de volta ao Brasil

Ano velho - com muitos shows

Quem é o colunista: Thiago de Oliveira, Thiagones.

O que faz: Tecnólogo em informática/desenvolvimento de sistemas, e músico quando me é permitido.

Pecado Gastronômico: Massa, molho e queijo!


Melhor lugar do mundo: O Meu Quarto.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Matisyahu Novo (disco Light), Snowing, Farside, I Shot Cyrus e algumas barulheiras.

Fale com ele: [email protected]



Atualizado em 6 Set 2011.