Guia da Semana



Uma das maiores bandas de metal alternativo do planeta, os californianos do Deftones, estão na estrada desde 1988. Formada atualmente por Chino Moreno nos vocais e guitarra, Stephen Carpenter na guitarra, Sergio Vega no baixo, Frank Delgado na discotecagem e sintetizadores e Abe Cunningham na bateria e percussão, o quinteto continua fazendo a alegria dos fãs desse gênero musical pelos quatro cantos do mundo. A história do grupo começou na cidade de Sacramento, Califórnia, quando Chino conheceu na escola os colegas Carpenter e Cunningham, em meados dos anos 80.

No final da década, os adolescentes costumavam andar de skate após as aulas e a ouvir as músicas de grupos, como Metallica e Antrax. Nessa época, Carpenter já tocava guitarra e Chino e Cunningham resolveram se juntar ao amigo para uma jam session, o que deu muito e, a partir daí, começaram a ensaiar durante as tardes, na garagem da casa de Stephen Carpenter. Após escalarem diversos baixistas para o conjunto, Chi Cheng conquistou a vaga. Com essa formação, eles gravaram quatro demos e, dois anos depois, passaram a fazer shows pela cena local, além das cidades vizinhas de Los Angeles e São Francisco - onde tocaram com a banda Korn.

Em 1995, eles lançaram o primeiro álbum, Adrenaline, gravado na cidade de Seattle (berço do grunge). O trabalho trouxe os sucessos 7 Words e Bored, ambos transformados em videoclipes, além de venderem mais de 220 mil cópias do CD. No ano seguinte, o grupo integrou a trilha sonora do filme O Corvo: Cidade dos Anjos com a faixa Teething, e também apareceram em uma cena do longa cantando essa música. Com a visibilidade do thriller, eles gravaram o segundo disco, Around the Fur, em 1997, com participação de Max Cavalera (ex-Sepultura), na canção Headup. A partir daí, o quinteto passou a ser reconhecido na cena alternativa e a ter seus videoclipes bastante exibidos pela MTV, como My Own Summer (Shove It) e Be Quiet and Drive (Far Away).

Nessa época, figuraram entre os grandes nomes dos festivais Warped Tour, Pinkpop Festival, Roskilde Festival e Ozzfest. Em 1999, eles participaram de outra trilha, do filme Matrix, com o hit My Own Summer (Shove It). No ano 2000, o Deftones lançou o terceiro disco, White Pony, com destaque para a melancólica canção Teenager, resultado: sucesso de vendas novamente, além das contribuições dos artistas renomados Scott Weiland (Stone Temple Pilots), na faixa RX Queen, e de Maynard James Keenan (das bandas Tool e A Perfect Circle), em Passenger.

Em 2003, chegou às lojas o álbum Deftones, em que Moreno se dedicou mais ao seu desempenho vocal, levando em consideração os danos que suas cordas vocais sofreram durante a turnê de 2001. Os destaques desse CD ficaram para Hexagram e Bloody Cape, também lançadas em clipes. Em 2005, veio a compilação B-Sides & Rarities, que trouxe covers realizadas ao longo da carreira. No ano seguinte, os rapazes gravaram o quinto CD, Saturday Night Wrist. No dia 8 de novembro de 2008, o baixista Chi Cheng sofreu um grave acidente de carro, em Santa Clara (Califórnia), que o levou a um estado de coma. Após o ocorrido, o álbum Eros que já havia sido gravado anteriormente, teve seu lançamento adiado por tempo indeterminado. Nesse período, os outros membros do grupo e a mãe de Cheng utilizaram o blog da banda para darem notícias do baixista.

Em janeiro de 2009, recém-saído do coma, Cheng foi transferido de hospital para um melhor tratamento. O Deftones prosseguiu sua trajetória, mesmo abalados com a ausência do amigo. Em abril do mesmo ano, ele foi substituído pelo colega da banda Sergio Vega. No final do ano, eles aportaram em terras brasileiras como integrantes do Maquinaria Rock Festival, tocando antes das bandas principais, Jane´s Addiction e Faith no More, em São Paulo. Em 2010, eles lançaram o disco Diamond Eyes e, foi com esse trabalho, que, mais uma vez o Deftones esteve no Brasil para uma única apresentação, no Credicard Hall, em São Paulo, em abril de 2011. O show contou com a presença do grupo de hip hop latino Cypress Hill.


Foto: Divulgação
Site oficial: http://www.deftones.com/

Atualizado em 6 Set 2011.