Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Fotos: Luiz Tripolli / Arte: Guia da Semana


E mais uma novela está no ar no Brasil...Apesar de já baqueado com a atual crise no governo, o povo brasileiro assiste a cada minuto novas denúncias de mensalão. Para aumentar ainda mais este inconformismo, na semana de lançamento do novo álbum da cantora Maria Rita, em São Paulo, a revista Veja revela um suposto esquema de "mensalinho", no qual a equipe da filha de Elis ofereceu presentes aos jornalistas, em troca de textos que tratassem bem a imagem da artista. Além de Bang Bang da TV Globo, estréia essa semana o enlatado com estilo mexicano, Era uma vez Maria Rita...

Cena 1 - A coletiva de imprensa

Há algumas semanas, a assessoria de Maria Rita informa a toda imprensa o local e o horário em que a cantora falaria oficialmente sobre o novo álbum, Segundo. Às 11h em ponto, do dia combinado, a maioria dos jornalistas aguardavam pela presença da artista, em um hotel de São Paulo.

Com quase duas horas de atraso, um funcionário da gravadora Warner Music Brasil - empresa responsável pelo recente disco - anuncia, com grande suspense, a entrada de Maria. Minutos antes, o mesmo representante disse esperar por perguntas corretas vindas dos jornalistas.

Já na bancada e de frente aos profissionais da mídia, a filha de Elis comenta sobre a produção de Segundo ao lado de Lenine, se considera no momento mais intimista da vida e ainda se diz uma nova mulher, após a maternidade. "Existe uma semelhança entre este e o primeiro álbum que é: Maria Rita como intérprete. Já a principal diferença é que estou vivendo um outro momento da minha vida, principalmente depois de se tornar mãe", completa. (Para conferir de perto o show com os novas canções, clique aqui).

E foi assim que a intérprete discursou por quase uma hora. Até aí tudo bem, mas de acordo com um veículo da mídia, esta história teve ainda uma pitada de protecionismo e troca de presentes.

Cena 2 - As denúncias

A revista Veja publicou nesta semana - edição 1.925, ano 38 nº 40, datada de 5 de outubro de 2005 - uma matéria não-assinada com o título "O mensalinho da filha de Elis". A reportagem conta como Maria Rita teria oferecido alguns Ipods - aparelhos que tocam música no formato MP3 e que estavam carregados com os hits de Segundo - aos jornalistas, em troca de textos benéficos para a divulgação do recente trabalho.

Continua...

Atualizado em 6 Set 2011.