Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação

Os primeiros passos do blues apareceram no fim do século 19, no Mississippi, sul dos Estados Unidos. Os tais hits tinham diferentes formas estruturais até então conhecidas. Foi nesta ocasião que o músico W. C. Handt divulgou o ritmo, tornando-o respeitável. Este artista, compositor e orquestrador foi a chave para a popularidade do blues, conhecido como "Father of the blues", "O pai do blues" em português.

Por volta de 1920, o gênero americano tornou-se um elemento de destaque da música popular dos EUA. Com o desenvolvimento da indústria discográfica, houve um crescimento da popularidade de cantores e guitarristas de country-blues como Blind Lemon Jefferson, Bling Blake, Son House, Robert Johnson, Charley Patton e Mississippi John Hurt. Cantoras também ficaram famosas, destacando-se: Mamie Smith, Gertrude "Ma" Rainey, Bessie Smith e Victoria Spivey.



Nos anos 40 e 50, a urbanização e o uso de amplificação sonora criaram o blues elétrico, muito popular em cidades como Chicago e Detroit, e os melhores exemplos são artistas como Howlin´ Wolf, Muddy Waters e John Lee Hooker. Alguns especialistas consideram esta vertente musical uma das influências do surgimento do rock and roll.

O apelo do blues continuou forte nas décadas seguintes. Artistas como Eric Clapton, Janis Joplin e Jimi Hendrix, influenciados tanto pelos primeiros bluesmen como pelos mais recentes, levaram o blues a uma audiência cada vez mais nova.



Ninguém tem dúvida de que John Lee Hooker (foto acima), B.B. King, Muddy Waters e Taj Mahal são os maiores nomes do estilo. No cinema, o filme The blues brothers foi também muito importante para ajudar o blues urbano no século 20. A música aparece também nos lugares mais surpreendentes. O tema da série televisiva Batman trazia blues, da mesma forma, muitos clássicos do Jazz, como Now´s the time de Charlie Parker, usou o blues instrumental. A primeira grande estrela da country music, Jimmie Rodgers, era também um intérprete do gênero.

Atualizado em 6 Set 2011.