Guia da Semana

Flávio Romão, ou apenas Fatu para os mais íntimos (e pros menos também), é uma pessoa muito bem vinda na noite paulistana.

+ Raphael Bertazi lança "Esse Nêgo Charmoso" e celebra o encontro do The Smiths com a Bahia
+ OMULU, LL Cool J, Fugees e muito mais na nova minimix da 4e20

Há longos anos discotecando nos mais diversos clubes do Brasil, Fatu hoje se apresenta como F82 e vem lançando os mais diversos remixes, como “Royals”, da Lorde, que saiu nesta semana em seu perfil no Soundcloud.

Nós batemos um papo com ele, onde sabemos um pouco mais sobre seu novo e seu velho projeto, além dos remixes que vem por aí. Confira:

Fatu, há quando tempo você produz e por que fundou o F82?
F: Comecei a produzir aos poucos, nem sei quando realmente comecei de fato. Comecei fazendo edits no começo dos anos 2000 quando trabalhava na radio Transamérica de São Paulo. O F82 foi um projeto que eu sempre quis ter mas não estava preparado ainda para produzir tudo sozinho. Fui aprendendo a produzir aos poucos.

Quais programas você tem usado?
F: Ableton live é a base de tudo. Uso muitos VSTs que emulam synths clássicos também, como Jupiter 8, Korg M1, Mini Moog, e drum machines também, como 707, 909, Drum Tracks, DMX e outros.

E quanto tempo isso toma do seu dia?
F: Estudo todos os dias constantemente. Mas quando estou produzindo geralmente demoro de dois a três dias pra finalizar um remix.

E com toda essa dedicação ao F82, onde fica o KOTD?
F: O KOTD não existe mais. Resolvemos terminar a parceria e estamos seguindo caminhos diferentes.

E é mais difícil seguir sozinho? Ou o fato das produções serem 100% suas fazem o trabalho sair do forno mais rápido?
F: Eu acho mais fácil produzir sozinho. Quando preciso de alguma ajuda pra tocar algum instrumento ou tirar algum acorde que não estou conseguindo, recorro ao meu irmão que é um excelente guitarrista e me ajuda sempre. O baixo no remix que eu fiz do David Bowie foi meu irmão que tocou.

Até agora você só lançou remixes em seu Soundcloud, você pretende lançar alguma original mix em breve?
F: To produzindo tracks próprias sim, mas não posso garantir datas, pois estou fazendo aos poucos. Remix é muito mais fácil de se fazer, já que a ideia principal já está pronta.

Tem mais algum pronto para sair?
F: Sim, vários. Tô terminando um remix essa semana pra um novo projeto de Brasília chamado Deltafoxx.

Alguma outra parceria nacional em vista?
F: Vou começar a fazer também um remix pra uma banda muito boa de Curitiba que se chama Audac. Vale a pena ouvir o álbum deles.

E quanto ao remix que você fez para "Royals" da Lorde. A cantora vem pedindo para que as pessoas parem de ouvir a música, e logo agora você lançou o seu remix. Você se importa com isso?
F: Hahaha, na verdade eu nem sabia disso. Eu só estava procurando um remix pra poder tocar e não consegui achar nada que gostasse, então resolvi fazer o meu.

Pois é, essas é uma das vantagens de ser um produtor musical. E se você não tá nem aí para o que a Lorde diz, ouça abaixo o remix feito pelo F82 da track “Royals”.

UPDATE: Segundo Phillip A., ex-parceiro de dupla de Fatu, o Killer On The Dancefloor não acabou, mas está passando por uma pausa. Para ficar por dentro, siga o KOTD no Soundcloud.

Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 20 Fev 2014.