Guia da Semana

Durante o Carnaval, o coletivo Fora do Eixo traz para São Paulo o festival Grito Rock, um dos maiores eventos integrados do mundo. O festival é produzido de forma colaborativa em Cuiabá, desde 2007, chega à 12ª edição prometendo atingir apresentações em 400 cidades de 40 países. Em São Paulo, o festival reúne 17 atrações em três noites.

+ Saiba mais sobre o Grito Rock 2014
+ Conheça os coletivos que atuam em São Paulo
+ Saiba quais shows acontecem em São Paulo esta semana

Os shows acontecem nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, no Auditório Ibirapuera. Entre as atrações confirmadas estão Projeto Nave, com participação de Rashid e Sombra, que acontece na sexta-feira; Lafayette e os Tremendões se apresentam no no sábado; o MC Menor do Chapa sobe ao palco no domingo, em uma parceria inédita do coletivo com a Liga do Funk.

O Grito Rock, festival produzido de forma colaborativa em Cuiabá, desde 2007, chega à 12ª edição prometendo atingir apresentações em 400 cidades de 40 países. Em São Paulo, o festival reúne 17 atrações, em três noites: sexta e sábado às 21h, domingo às 20h

O Circuito Fora do Eixo é uma rede de coletivos culturais surgida no final de 2005, que se destaca pelo seu contínuo crescimento, e que, em 2012, totalizava mais de 200 espaços culturais no Brasil. São 2000 agentes culturais, 2800 parceiros e 20000 pessoas indiretamente que estão presente em 27 estados e mais 15 países da América Latina.

O projeto foi iniciado por produtores e artistas de estados brasileiros fora do eixo Rio-São Paulo, inicialmente focava no intercâmbio solidário de atrações musicais e conhecimento sobreprodução de eventos, mas cresceu para abranger outras formas de expressão como o audiovisual, o teatro e as artes visuais, ainda que a música siga tendo uma maior participação na rede.

Por Edson Castro e Marina Marques

Atualizado em 3 Mar 2014.